Como a posição dos pés influencia na execução do agachamento

Por Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

Fazer um agachamento vai muito além de simplesmente distanciar as pernas e descer o quadril. Para conquistar os benefícios desse movimento – considerado um dos melhores para pernas e glúteos –, é necessário executá-lo da maneira correta. E isso, é claro, inclui a posição dos pés.

De acordo com Pedro Gorgulho, educador físico e diretor técnico da rede de academias Biofisic (MG), cada pessoa possui uma posição de pés e um tipo de inclinação de quadril que interferem na execução do movimento.

Leia mais

7 variações de agachamento que você precisa tentar
Como melhorar os resultados do agachamento com 6 dicas
Teste: descubra qual é seu nível de condicionamento

“Pés apontados para fora, por exemplo, costumam proporcionar um movimento amplo e que mexe com mais fibras musculares”, aponta ele. “Contudo, não é a posição mais indicada para pessoas com pouca mobilidade, equilibro, e coordenação motora, ainda que sejam bem condicionadas em outros aspectos. O risco de lesão, nesse caso, é maior para essas pessoas.”

Posição dos pés no agachamento

De acordo com o profissional, notar a posição de seus pés no dia a dia ajudará a indicar o agachamento mais adequado.

Se você costuma caminhar com eles voltados para fora, por exemplo, é um sinal de que é possível realizar melhor o movimento posicionando-os mais afastados da linha do quadril. “Com isso, o movimento será mais amplo e é possível usar mais sobrecarga, sem colocar quadril e joelhos em risco.”

Já se sua posição natural é com os pés paralelos, você conseguirá posicioná-los na largura do quadril na hora de agachar, quando estiver bem adaptada ao movimento. “Esse tipo de agachamento mexe bastante com a parte anterior de penas (quadríceps) e cai melhor para pessoas já condicionadas, que querem melhorar ainda mais o tônus muscular da região”, aponta Gorgulho.

Se você quer ir além e se desafiar no movimento, a dica é deixar os pés ainda mais próximos. “Essa forma exige muita controle da postura e mobilidade do quadril, região lombar da coluna e tornozelos. Portanto, só realize se você for muito fera nesse exercício”, aconselha ele.