“O pole dance mexeu com minha autoestima”

A atriz Bianca Müller conta como a modalidade a desafiou a superar seus limites e a ganhar mais tônus muscular

Jorge Bispo

por Lika Rodrol

A nerd Analú, como era conhecida a personagem de Bianca Müller em A Lei do Amor, em nada parecia com sua personagem anterior, a sensual Mirna, de O Rebu. E não apenas no que diz respeito à personalidade. Para trocar de papeis, a atriz perdeu quatro quilos e desceu um número no manequim. Tudo resultado de um modo de vida mais regrado (ela dorme oito horas por noite, consome dois litros de água por dia e come a cada três horas), além da dobradinha pilates + pole dance – esse último, amor ao primeiro movimento. “Uma amiga me apresentou. Fiz uma aula experimental e me apaixonei de cara”, conta.

Desde a infância, Bianca coleciona diferentes experiências esportivas, já que sua mãe era também sua professora de educação física na escola. Fez handball, natação, vôlei, basquete, boxe e musculação, mas nem todas atiçaram a paixão dentro dela. “Eu me exercito às vezes por prazer, mas também por necessidade. A verdade é que existem atividades que gosto mais do que outras. O pole dance, junto ao pilates, é meu preferido até agora”, revela.

A descoberta aconteceu há apenas um ano, mas seu corpo respondeu rápido ao impacto frenético da modalidade, que mistura dança e acrobacia em torno de uma barra vertical. “Com quatro aulas, eu já podia ver nitidamente a diferença de tônus muscular no meu corpo. É uma atividade extremamente desafiadora, e não é monótona, como muitas. Cada dia é diferente. É muito gratificante quando você consegue fazer um movimento que ainda não havia conseguido, ou quando percebe que o aperfeiçoou”, conta, entusiasmada. Os adeptos da prática costumam conquistar um abdômen definido, pernas torneadas, braços firmes, além de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.

Entre os atrativos do pole dance está também o estímulo à sensualidade, mas Bianca garante que esse não é o que mais chama sua atenção na hora de encarar a postura sexy na barra. “Na verdade, eu pratico mais como um pole fitness do que dance. O foco não é a parte sensual. A modalidade mexeu, sim, com a minha autoestima, mas através da superação pessoal ao me desafiar a começar uma coisa nova e diferente, não pela sensualidade”, rebate.

Foco e disciplina

Mesmo eleito seu exercício preferido, o pole dance divide espaço na agenda com outras atividades para cuidar do corpo. Ele foi o aliado ideal para tonificar, mas ela sentiu para valer o efeito da balança quando foi a um especialista em acompanhamento nutricional e a um personal trainer para contribuir com a musculação. “Faz toda a diferença ter um treinador olhando exclusivamente para sua postura e seus movimentos, além do incentivo. Também entrei com a nutricionista há quase um ano. Acho que demorei demais para procurá-la”, explica.

Vegetariana desde os oito anos, ela se deu conta de que sua dieta era praticamente à base de carboidratos, com pouca inclusão de proteínas. “Eu não estava conseguindo ganhar a massa muscular que queria.” Agora, quando tem tempo, a atriz gosta de cozinhar a própria comida e tem sua receita para fazer bonito na academia: “Tomo proteína isolada como pós-treino para me ajudar no ganho de massa magra e tenho ingerido um shake também no pré-treino para ter mais disposição.”

Debora Mesquita

Os malabarismos na barra passam uma imagem de leveza, autocontrole e determinação. A aparente facilidade e beleza dos movimentos camuflam a superação para conseguir realizar cada um. E, se hoje Bianca está feliz com seus 57 kg distribuídos em 1,73m, isso é consequência de muito trabalho. “Não existe milagre. É dedicação e disciplina, e isso tem que ser levado para a vida. Não dá para fazer essas escolhas por um período curto de tempo, só para chegar ao corpo que você quer. Tem que ser uma mudança de hábito, senão tudo aquilo que você demorou para conquistar vai embora mais rápido do que veio.” Por isso, ela frisa a importância de encontrar uma atividade que você ame, e não faça apenas por obrigação.

5 dicas para quem quer sair do sofá

-“Disciplina é um dos ingredientes mais poderosos. Coloque uma meta para si mesma e vá em frente.”

-“Mantenha-se firme e desvie das tentações no caminho, como faltar para ficar vendo TV. Foco!”

– “Otimismo é a chave. O negócio para mantê-lo em alta é escolher uma atividade que a anime.”

– “Procure praticar esportes com mais alguém. Além do benefício da companhia, essa é uma forma de manter a linha.”

– “Cuidar da alimentação é fundamental.”

Quer testar o pole dance? A atriz revela alguns truques 

– “Hidrate o corpo consumindo sempre bastante água.”

– “Alongamento é essencial para conseguir desenvolver melhor os movimentos.”

– “Tenha sempre por perto uma toalha porque você irá suar bastante e isso pode deixar a barra escorregadia.”

– “Não pratique outra atividade antes da aula de pole, senão você não vai render muito.“

– “Não coma coisas muito pesadas antes da aula para evitar qualquer mal estar.”

COMPARTILHAR