Pilates: 4 exercícios para fortalecimento e perda de medidas

Treino pode ser feito em casa, ou onde você estiver

Fortalecimento, redução de medidas e emagrecimentos, pontos que também ser trabalhados através do pilates. Para quem está sem tempo, não tem como ir à academia ou que não abre mão de fazer suas atividades no tempo livre, em casa ou em qualquer lugar, temos quatro exercícios para você tentar hoje mesmo, e você só vai precisar de um colchonete.

O treino pode ser realizado todos os dias, mas se tiver alguma restrição, a orientação de Sérgio Borges, professo da Pure Pilates, é que seja feito em dias alternados. Com a prática regular de duas ou três vezes por semana já será possível perceber uma boa definição da musculatura e a melhora, principalmente, da postura. Lembrando que o pilates ainda pode ser associado a outras modalidades.

Abdominal

Benefícios: fortalecimento do abdômen, glúteos e costas.

Movimento: Em um colchonete, deixe o corpo estendido, com pernas retas e os braços acima da cabeça. No momento da inspiração eleve lentamente mãos, braços, ombros, cabeça e tronco até conseguir se levantar. O movimento também pode ser realizado com os joelhos dobrados, facilitando assim sua execução.

Faça quatro séries de 8 a 12 repetição.

Elevação de quadril

Benefícios: Fortalecimento da musculatura do glúteo, do abdômen, da coluna lombar, do posterior da coxa e também da musculatura paravertebral.

Movimento: Ainda no colchonete, deite com os joelhos flexionados e mantenha os pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. Na inspiração suba lentamente o cóccix, a coluna lombar e coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio, levante uma das pernas em direção ao teto.

Elevação de quadril unilateral

Faça quatro séries de até 10 repetições para cada perna.

Flexão de braço

Benefícios: ótimo fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

Na flexão de braço, tente manter os braços próximos ao corpo

Movimento: Fique em quatro apoios, depois estique as pernas, apoiando as pontas dos pés. Enquanto isso, mantenha os braços abertos em um ângulo de 90º. O movimento consiste em descer com o peito em direção ao chão com os braços próximos ao corpo.

Faça quatro séries entre 10 e 15 repetições.

Elevação de perna lateral

Benefícios: fortalecimento dos músculos da coxa.

Movimento: Deve-se deitar de lado, sobre o braço que pode permanecer estendido. Em seguida, o abdômen deve ser contraído, assim como os glúteos e a pelve também. Mantenha então as pernas bem estendidas uma em cima da outra. No momento de inspiração eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe.

Faça quatro séries entre 10 e 15 repetições para cada perna.

É importante salientar que, com um professor ausente, deve-se redobrar a atenção com relação a postura no momento de execução dos exercícios. Exercícios de pilates feitos de qualquer maneira podem trazer uma série de malefícios à sua saúde, portanto, muita atenção e força para realização dos movimentos de maneira correta.