Pedalar deixa as coxas muito musculosas?

Foto: Shutterstock.

Por Aleisha Fetters

Afinal, pedalar engrossa ou afina as pernas? Primeiramente, vamos esclarecer algumas coisas. Encorpar suas coxas não necessariamente significa “engordar”, mas sim definir. Ter medo de engrossar as pernas é uma razão muito boba para não praticar um exercício que você ama e que faz bem à sua capacidade cardiovascular e muscular.

“Para que a perna fique de fato mais musculosa, é necessário fazer exercícios complementares, como os funcionais e/ou musculação. O pedal por si só apenas tonifica as pernas”, afirma Claudia Franco, instrutora do Ciclofemini, uma escola de pedal só para mulheres, em São Paulo. Segundo a treinadora, andar de bicicleta define não só os músculos das pernas, mas também os do bumbum e da barriga. “Essa atividade é uma das que mais emagrecem, por se tratar de um exercício aeróbio”, diz.

Agora, o tanto que você irá definir suas pernas e emagrecer dependerá, é claro, do nível do treino. “Ao pedalar em ritmo de passeio, a ciclista tende a queimar, em média, de 400 a 800 calorias por hora. Mas se a ideia é definir, será necessário pedalar pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) na média de 70%”, explica Franco. E quanto mais músculo você ganha, mais rápido seu metabolismo fica, ou seja, mais gordura é queimada.

Vale lembrar que ficar parada engrossa mais suas pernas (de gordura) do que fazer exercício. Pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, estudaram mais de 18 mil mulheres por um período de 16 anos. O resultado mostrou que aquelas que pedalavam pouco menos de cinco minutos por dia ganharam menos peso do que aquelas que não pedalavam.

Conclusão: Se você é uma ciclista fanática, bom para você. Continue pedalando. Se está pensando em começar a pedalar, mas tem medo que isso engrosse suas pernas – sinceramente, pare de se estressar com isso.