Óleo Essencial de Cipreste: limpeza, expansão, rigidez e fortalecimento

O elixir da planta tem características antibactericidas, aumentando as defesas do corpo

shutterstock

O óleo de cipreste é considerado um grande descongestionante. É um óleo tônico, anti‑infeccioso, antibacteriano e antimicrobiano; sua ação descongestionante auxilia na purificação do organismo.

Esse óleo deve ser selecionado para os tratamentos da má circulação e de intoxicações decorrentes de má circulação, sendo ótimo para massagens tônicas e estimulantes, principalmente para drenagens linfáticas pré e pós‑cirúrgicas. É também um excelente óleo para o alívio de dores decorrentes de traumas, pancadas ou provocadas por tensão nervosa, pois atua como supressor do sistema nervoso, aliviando dores e relaxando a musculatura.

Seu efeito no couro cabeludo está ligado à queda de cabelo e à desintoxicação de produtos químicos nessa área. Na face, age como tônico, ajudando a melhorar o tônus da pele, sendo usado também no tratamento contra flacidez e rugas.

No corpo, é tônico, desintoxicante, renovador e equilibrante, muito adequado a quem quer retomar a prática de atividades físicas, além de ser excelente em tendinites e inchaços provocados por pancadas. Nos membros inferiores, fortalece a circulação e estimula a eliminação de toxinas. Nos pés, age como regulador do suor e de odores nos pés e sapatos.

É excelente no combate à celulite e à gordura localizada, pois ele drena as toxinas liberadas durante tratamentos com equipamentos de eletroestética ou massagens modeladoras.

O óleo de cipreste funciona muito bem também em massagens mais intensas e modeladoras, assim como em bandagens e compressas.

No trato respiratório, age contra gripes; é antisséptico, anti‑infeccioso e antigripal. Excelente como purificador da atmosfera e do ambiente contra vírus e bactérias. Trata‑se de um óleo essencial que atua no organismo como um todo, sempre purificando e fortalecendo.

Seu aroma é confortante, tônico para o sistema nervoso, diminuindo a ansiedade e o medo, aumentando a confiança, a introspecção e a capacidade de concentração. É um óleo poderoso que deve ser aplicado dentro da estratégia terapêutica, em sinergia com óleos vegetais e outros óleos essenciais.

Em tratamentos holísticos, devemos considerá‑lo um agente de limpeza do corpo físico, emocional e mental, pois ele troca a energia velha por uma nova.

Contraindicações: em casos de cistos ou nódulos. Também não deve ser utilizado em bebês, crianças e gestantes.

Na próxima coluna, vamos falar sobre o Óleo Essencial de Citronela, que é muito mais que repelente.

 Fernando Amaral é osmólogo, especialista em plantas aromáticas e óleos essenciais. É CEO da empresa que fundou, a World’s Natural Fragrances (WNF).