Descubra o que a posição que você dorme diz sobre sua personalidade

Por Lindsay Geller – Women’s Health EUA

Posição que você dorme fala sobre sua personalidade
Foto Shutterstock

Seu gosto musical, seu tipo de café preferido, seus hobbies dizem muito sobre você. Mas você vai ficar surpresa ao saber que o que a posição que você dorme diz sobre sua personalidade. Sim, como você passa a noite deitada entrega coisas bem interessantes de suas características pessoais.

“Posições de dormir refletem o subconsciente, então refletem suas emoções e o que está acontecendo lá dentro de você”, explica Lillian Glass, especialista em linguagem corporal, de Beverly Hills, na Califórnia (EUA). “Ela também pode dizer muito sobre o seu relacionamento no caso de você estar dormindo com alguém.”

É claro, exatamente pelo motivo de estar no subconsciente, você não consegue controlar como seu corpo quer ficar durante o sono. Considerando que você passa um terço de sua vida dormindo, é gratificante e divertido descobrir o que cada posição significa.

O que a posição que você dorme diz sobre sua personalidade

Se dorme de bruços

Você é provavelmente uma pouco mais discreta e, talvez, até um pouco fechada”, diz W. Christopher Winter, especialista em sono e autor do livro The Sleep Solution: Why Your Sleep is Broken and How to Fix It (A solução do sono: Por que seu descanso está estragado e como arrumá-lo, em tradução livre). É um “tipo seguro de posição”, ele explica – mas, para a sua informação, não é a melhor escolha para a sua lombar. As pessoas que dormem de bruços são duronas – aceitam muito e reclamam pouco.”Você se sente coberta e protegida, como uma tartaruga dentro do seu casco”, fala Winter.

Leia mais

Dormir no chão é bom para a coluna?
Aqui estão 9 bons motivos para você começar a dormir sem roupa
Afinal, dormir com cachorro não faz mal para sua saúde?

Se dorme de costas

Você é mais aberta para se projetar e/ou receber certas coisas, aponta Winter. Lillian concorda. “Isso significa que está aberta e muito segura.” Ela ressalta que essa também é uma posição que os animais dormem quando estão seguros e confortáveis com os seus donos. “É uma posição de confiança, especialmente se está com alguém que não usa muita roupa na cama. Está tudo à mostra”, fala Winters.

Mas essa posição não é toda sobre confiança, ela também pode indicar uma personalidade cautelosa. Ela pode deixar você ouvindo melhor o que acontece pela casa e, se algo acontecer, você estaria mais preparada para entrar em ação do que se estivesse de lado ou de bruços.

Se dorme em posição fetal

“Você pode estar se sentindo um pouco insegura, precisando de segurança e proteção”, lembra Lillian. “Esse seria o seu jeito próprio de se auto-confortar”, completa. Winters concorda, apontando que a posição fetal é um jeito de “se proteger do mundo” quando está se sentindo emocionalmente vulnerável.

“Ela é considerada por alguns uma posição regressiva, de quando há trauma e você ainda não sabe como lidar com ele. Você se embola inteira”, diz Winters.

Se dorme de lado

Você é do tipo de pessoa que gosta de manter o equilíbrio na cama e na vida. Porque essa posição “é uma combinação de dormir de costas com a fetal, ela te mantém equilibrada”, Lillian diz. “Muitas pessoas ficam confortáveis em dormir assim.”

E, se você é uma atleta, não se surpreenda ao se encontrar nesta posição durante a noite. “É possivelmente a melhor para a respiração”, Winters adiciona.

Se você dorme em múltiplas posições

Você possivelmente está com algo em mente – e seu corpo consegue dizer isso. “Pode ser um sinal de turbulência interna”, explica Winters. “Pessoas que têm muita coisa na cabeça, aquelas que vão dizer ´mal dormi na noite passada´”. Quando você dorme bem, o edredom quase não se move.

Enquanto mudar muito de posição pode simplesmente ser uma busca por uma confortável, ela também pode refletir o que acontece no seu ciclo de sonhos.”Às vezes, o sonho que você tem pode ditar sua posição”, Lillian diz. Se você acorda e lembra de um sonho bem ativo, essa pode ser a explicação para sua cama estar uma bagunça de lençois e edredons.
Ah, e mais uma coisa: seja qual for a posição que você dormir, ela não determina a que você acorda na manhã seguinte. A percepção do que você acha que está fazendo à noite e o que realmente ocorre pode ser muito diferente.