Afinal, tem algum exercício mais indicado para quem quer emagrecer?

Por Nathali Oliani

Melhor exercício para emagrecer
Foto Shutterstock

Hoje quero trazer um assunto que gosto muito e sou suspeita de falar: exercício físico. Mas por que sou tão fã de atividade física?

Quando falamos em treino, estamos falando também em saúde, bem estar e qualidade de vida, o que engloba muitos outros fatores positivos.

Uma questão que meus pacientes frequentemente trazem no consultório é: “existe um tipo de exercício melhor para emagrecer”? Ou, então, “qual exercício ajuda a melhorar a celulite ou perder gordura?”

Bom, em primeiro lugar, precisamos entender e deixar claro que o exercício isolado não emagrece ninguém. Sim, ele auxilia na perda de peso, porém existem diversos fatores que, aliados, oferecem os resultados: alimentação saudável, qualidade do sono, bom funcionamento intestinal, ingestão hídrica adequada e nível de stress e ansiedade. Todos esses pontos caminham juntos e são fundamentais para obter um resultado positivo.

Quando falamos em peso, também temos que deixar claro que a composição corporal é fundamental. A quantidade de massa magra (massa muscular) e a taxa metabólica basal (metabolismo) também interferem nos resultados.

E então, qual exercício é mais indicado?

Para quem tem o objetivo de emagrecer e ganhar massa magra, a melhor aposta é o HIIT (treino intervalado de alta intensidade).

Quanto mais oscilamos a frequência cardíaca em um curto período de tempo, mais oxidamos gordura. Os exercícios de alta intensidade acabam queimando mais glicogênio, também melhorando a resposta hormonal e mantendo a taxa metabólica mais alta após a sessão de treino. Assim, a gordura corporal será utilizada no período de recuperação para repor esse glicogênio e desta forma, ocorre a perda de massa de gordura.

Leia mais

Por que investir na saúde e buscar um estilo de vida saudável?
Treino explosivo para ganhar força e emagrecer
5 truques para emagrecer rápido mesmo que você não tenha tempo

O treino de musculação também é muito importante no processo de emagrecimento, uma vez que ele proporciona um alto gasto calórico e maior gasto de energia, pois quanto maior a quantidade de massa muscular no nosso corpo maior a taxa metabólica basal. Ou seja, à medida que a pessoa ganha massa muscular, sua taxa metabólica de repouso aumenta. Se antes ela gastava 1500 calorias por dia, por exemplo, nas atividades do dia a dia ela passará a gastar mais, devido ao aumento da massa muscular.

Portanto, não existe segredo ou fórmula mágica. Se seu objetivo é emagrecer trocando a gordura por massa magra, a forma mais saudável é também a mais trabalhosa. É necessário ter hábitos saudáveis e incluir em seu dia a dia uma dieta saudável, além de contar com uma orientação pontual dos tipos de exercício, intensidade, carga, volume, frequência e tempo. E aí, é claro, entra a importância de um bom profissional para poder te orientar da melhor forma possível.

Se tiver alguma dúvida sobre esse tema, conte comigo! Fique a vontade para enviar sua pergunta, sugestão ou comentário no meu perfil do Instagram, @nathalioliani.

Nos vemos na próxima!