Mel ajuda a cicatrizar feridas e diminuir estrias; veja 12 formas de usar

Por Celia Shatzman e Aryelle Siclait – Women’s Health

Mel como produto de beleza
Foto Shutterstock

Há muito tempo o mel reivindicou o trono de melhor ingrediente dos cosméticos. Duvida? Basta passar na Sephora ou em uma farmácia para ver os múltiplos usos do mel como produto de beleza. Você vai encontrar máscaras faciais, xampus, hidratantes, protetores labiais e muito mais.

Por que, exatamente, usa-se o mel como produto de beleza? “Ele tem propriedades curativas naturais”, explica Mona Gohara, professora clínica do Yale Department of Dermatology (EUA), especificamente para cicatrização de feridas. “Ele também pode promover a formação de colágeno”, acrescenta ela, tornando-o um ótimo anti-idade.

E isso não é tudo que o ingrediente pode fazer: “Ele tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias naturais”, lista Dendy Engelman, cirurgiã dermatológica de Nova York (EUA).

Leia mais

10 formas de usar limão em cuidados de beleza
Você sabe para que servem produtos de beleza com vitamina C?

Ainda assim, isso não significa que o conteúdo da garrafa em forma de urso dos mercados vá resolver magicamente todos os seus problemas. Carly Stein, fundadora da Beekeeper’s Naturals (EUA), diz que o melhor mel para uso de beleza é cru e não pasteurizado.

Ela recomenda manter o mel de trigo sarraceno (um mel escuro feito do néctar de… trigo sarraceno, claro) por seus altos níveis de antioxidantes. E se você está tendo problemas para encontrar, Stein indica apenas procurar por um mel escuro e cru – quanto mais escuro for, maior a contagem de antioxidantes e melhor para a sua rotina de beleza.

Curiosa sobre como o mel pode ajudá-la a intensificar sua beleza? Então aqui está!

Como usar o mel como produto de beleza

1. Máscara facial hidratante

“Com seus efeitos hidratantes e calmantes, o mel cru pode hidratar a pele, deixando-a macia, radiante e brilhante”, diz Ildi Pekar, proprietária da Ildi Pekar Skin Care (EUA). “Os açúcares no mel atuam como umectantes naturais e emolientes que aumentam o teor de água e reduzem o ressecamento da pele mesmo depois de terem sido lavados.”

E se você pode encontrar mel cru com uma alta concentração de outros produtos apícolas, como geléia real, que é primordial para aumentar o colágeno; própolis, que é anti-inflamatório e antibacteriano (portanto, uma grande vitória para a pele propensa a acne); ou pólen que “contém um composto chamado rutina que ajuda a drenar os capilares” e suaviza manchas, você pode elevar os benefícios.

Experimente: aplique o mel cru diretamente sobre a pele e deixe-o por até 20 minutos, depois enxágue e massageie bem com água.

2. Esfoliante suave

“Quando o mel cru cristaliza com o tempo, seus minúsculos grânulos atuam como um esfoliante suave”, diz Stein. Eles começam a se quebrar quando entram em contato com a água e o calor da sua pele, provocando uma esfoliação mais leve do que os produtos de beleza. E, como é antibacteriano, você pode usá-lo para a lavagem diária do rosto.

Experimente: aqueça o mel em suas mãos, esfregando-o entre os dedos primeiro, depois aplique-o diretamente sobre a pele em movimentos circulares. Deixe por alguns minutos antes de massagear com uma toalha molhada.

3. Cicatriza feridas e ameniza estrias

“As propriedades antioxidantes do mel (principalmente o mel de trigo mourisco) nutrem a pele danificada, ajudando no processo de cicatrização”, de acordo com Stein. E, para o bônus adicional de anti-inflamação, fique atento ao mel infundido com própolis – ele pode ajudar a atenuar a aparência das estrias e a descoloração da pele.

Experimente: use o mel cru diretamente na área afetada em um movimento circular por um a dois minutos, depois lave.

4. Cura machucados

“As propriedades anti-sépticas naturais ajudam a prevenir infecções e proteger as feridas”, diz Engelman. Isso pode ajudar a reduzir as cicatrizes e o tempo de cicatrização. Os antioxidantes do mel (principalmente o mel Manuka) estão mais do que prontos para servir como um remédio natural para nutrir a pele danificada e trazê-la de volta.

Experimente: aplique mel cru diretamente na área afetada e deixe por um a dois minutos, depois lave. Se ficar um pouco pegajoso, busque na farmácia um tratamento de ferida com infusão de mel que não será tão grosso.

5. Tratamento de acne

Mel de trigo mourisco é um ótimo remédio natural para acne. “É um anti-inflamatório, que ajuda a reduzir a vermelhidão e inchaço das espinhas”, diz Stein. Além disso, suas propriedades antibacterianas podem ajudar a combater as bactérias causadoras de acne, especialmente se for infundido com própolis. “Além disso, por mantém a pele bem hidratada e equilibrada, o mel ajuda a controlar a produção de óleo”, acrescenta Pekar.

Experimente: aplique diretamente o mel cru na acne e enxágue após 10 a 15 minutos.

6. Banho de imersão

“Aumente seus momentos de relaxamento e tome um banho com infusão de mel. Os poderes hidratantes do mel vão deixar a pele macia e sedosa”, diz Pekar.

Experimente: faça em casa misturando duas colheres de sopa de mel cru em uma xícara de água quente até que o mel seja dissolvido. Despeje em uma banheira de água morna e entre. Você também pode usar uma versão pré-fabricada se for mais seu estilo.

7. Hidratante para cutículas

Uma vez que o mel é um umectante natural (devolve umidade), ele pode ajudar a manter as cutículas saudáveis. “Pegue uma garrafa de mel que contenha geléia real, outro produto de abelha”, orienta Stein, já que é um construtor de colágeno. Esse ingrediente adicionado trará nova vida às suas unhas e fortalecerá a pele ao redor delas.

Experimente: esfregue o mel cru sobre cada cutícula e deixe por cinco a 10 minutos antes de enxaguar.

8. Condicionador

“O mel é naturalmente um condicionador perfeito porque é umectante, retém e atrai umidade, mantendo o cabelo suave e saudável”, diz Felix Fischer, cabeleireiro de celebridades nos Estados Unidos. “Seus fios se sentirão macios, nutridos e terão vida.”

Experimente: misture um quarto de xícara de mel cru orgânico com água fresca o suficiente para diluir e espalhar no cabelo. Aplique nos cabelos úmidos depois do xampu por alguns minutos, depois lave com água morna.

9. Hidratante labial

“Os benefícios hidratantes misturados com enzimas naturais, antioxidantes e minerais funcionam bem para hidratar os lábios”, diz Pekar.

Experimente: aplique o mel cru diretamente nos lábios, deixe agir por alguns minutos e depois lave.

10. Tratamento capilar hidratante

O mel pode evitar que seu cabelo seque, porque é eficaz em reter umidade e manter as madeixas macias. “Ele age como um amaciante natural”, diz Fischer.

Experimente: faça uma máscara de banana e mel combinando duas bananas bem maduras, meia xícara de mel não processado e um quarto de xícara de azeite. Misture os ingredientes até ficar homogêneo e aplique-os no cabelo e no couro cabeludo. Deixe por cerca de 20 a 25 minutos, depois lave com água fria ou morna e xampu. Penteie o cabelo para se livrar de qualquer resíduo e enxaguar novamente. Esta máscara pode ser usada duas a três vezes por mês.

11. Ajuda extra para dormir

“Quando você come mel, causa um aumento lento e constante de insulina”, explica Stein. Ela, então, se converte em serotonina e melatonina, dois compostos químicos que ajudam a dormir. E se você acordar no meio da noite, uma colher de sopa de mel vai auxiliar, já que “o mel ajuda a armazenar o glicogênio no fígado”, algo que o cérebro precisa para te manter dormindo.

Experimente: coma uma colher de mel 15 minutos antes de dormir ou se acordar no meio da noite.

12. Alivia queimaduras

As propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e umectantes do mel são super calmantes para uma queimadura (até mesmo a solar). Além disso, sua espessura age como uma barreira contra qualquer infecção que possa tentar entrar na região afetada. Portanto, não é necessário cobrir com gaze depois de aplicar o mel.

Experimente: limpe a queimadura, depois passe algumas gotas de mel na área. Deixe descansar o quanto quiser antes de enxaguar. Reaplique conforme necessário.