Médico remove ovários de mulher por achar que “ela não precisava” deles

Por Korin Miller – Women’s Health EUA

Médico remove ovários de mulher
Foto Shutterstock

Um cirurgião do Reino Unido está sob investigação depois de remover os ovários de uma mulher sem o seu consentimento. A paciente, Lucinda Methuen-Campbell, de 58 anos, se matou dois anos depois da operação.

Anthony Dixon, cirurgião e consultor do Spire Healthcare, em Bristol (Inglaterra), supostamente removeu os ovários de Lucinda durante um procedimento para tratar um distúrbio intestinal em 2016, de acordo com a BBC.

Leia mais sobre ovários

5 fatos que toda mulher deveria saber sobre os seus ovários
7 possíveis sintomas de câncer de ovário que você jamais imaginaria

A paciente, que na época tinha 54 anos, disse à BBC antes de sua morte que a remoção de seus ovários nunca foi mencionada. “Ele falou que achava que tinha me feito um favor”, contou. “E ele disse: ‘Eu achei que uma mulher da sua idade não precisaria dos ovários’. Eu perguntei: ‘Por que você os removeu?’ e ele apenas respondeu: ‘Eles estavam no caminho’”.

Segundo a BBC, o legista Aled Gruffydd afirmou que a cirurgia e remoção de ovário levaram a paciente a cometer suicídio. “A operação na Sra. Methuen-Campbell não teve sucesso e piorou sua dor. Isso afetou sua saúde mental”, afirmou ele. “A dor que ela estava a levou a tirar a própria vida.”

Ela teria deixado um bilhete para seu filho de 19 anos que dizia: “Sinto muito, Angus. Eu te amo, o melhor filho de todos os tempos”. Angus também disse à BBC que sua mãe “estava com muita dor depois das operações e ficou muito chateada que seus ovários foram removidos”.

O cirurgião que fez o procedimento foi suspenso de dois hospitais em Bristol e está sendo investigado pelo England’s National Health System, pelo General Medical Council, e pelo North Bristol NHS Trust.

A WH EUA entrou em contato com a Spire Healthcare para comentar, mas não recebeu uma resposta.

O diretor médico do North Bristol NHS Trust, Chris Burton, disse à BBC: “É muito importante investigarmos o assunto por completo. Seria inadequado comentarmos detalhes específicos enquanto nossas investigações estão em andamento”. Ele, no entanto, confirmou que atualmente Dixon não está prestando serviços clínicos em nenhum hospital.


Explore uma coleção exclusiva de produtos dedicada a elevar a jornada de prazer e saúde feminina. De vibradores a lingeries sensuais, cada item foi escolhido para proporcionar experiências únicas. Priorizando a qualidade e segurança,com uma abordagem saudável à sexualidade feminina. Transforme suas fantasias em realidade - clique aqui e descubra um mundo de prazer esperando por você!