14 maneiras de se sentir mais feliz em até 30 segundos

Por Celia Shatzman and Mallory Creveling – Women’s Health EUA

14 maneiras de se sentir mais feliz em até 30 segundos
Foto Shutterstock

Todo mundo tem seus dias difíceis – a menos, é claro, que você seja uma princesa da Disney! E nós sabemos bem que, quando acordamos de mau humor, quase nada é capaz de mudar nosso mood.

Mas é claro que nem tudo está perdido. Para te ajudar, reunimos 14 maneiras de se sentir mais feliz em até 30 segundos. Preparada para distribuir sorrisos por aí?

1. Sorria mais

Sim, tudo vai começar pelo sorriso. Sabemos que é super irritante quando um alguém vê você falando sério na rua e diz para você sorrir.

“Mas sorrir para um estranho de vez em quando é cientificamente confirmado que te fará sentir mais feliz”, diz Christine Carter, psicóloga e membro sênior na University of California (EUA). “Quanto mais conectadas nos sentimos com as pessoas ao nosso redor, mais seguras e relaxadas nos sentimos. Isso abre a possibilidade de sermos felizes”, completa.

2. Dê um passeio

“O exercício libera endorfina e ela faz você feliz”, disse a icônica personagem Elle Woods, do filme Legalmente Loira. “Mas você não precisa passar uma hora na academia para ter o retorno mental da atividade física”, diz Jessica Griffin, professora associada psiquiatria e pediatria da University of Massachusetts Medical School (EUA). “As pessoas que se exercitam regularmente tendem a ser menos tristes.”

3. Fique em pé

Enquanto você está nessa caminhada, verifique sua postura. Um estudo publicado no Journal of Behavior Therapy e Experimental Psychiatry monitorou dois grupos de pessoas: aqueles que andaram com boa postura e as que não se atentavam a isso.

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Quanto mais correta era a postura, mais positivas eram as memórias dos participantes da experiência. “Sentar-se direito levará a uma maior confiança – isso é uma emoção positiva, uma forma de felicidade”, completa Carter.

4. Ligue para seus melhores amigos

“Conversar com alguém da sua confiança e desabafar sobre suas frustrações é uma maneira fácil de se sentir melhor”, aponta Griffin. Ou, então, tire um minuto para bater um papo até mesmo com um desconhecido. “Ao ir tomar um café, se conversar com o garçom, provavelmente se sentirá mais feliz”, diz Carter. Bônus: O reforço da alegria também funciona para o garçom!

5. Doe para alguma boa causa

Não é nenhum segredo que se dedicar a uma causa em que você acredita vai te ajudar a se sentir mais realizada e feliz. Mas você nem sempre precisa desse compromisso de tempo para colher os benefícios. Doar dinheiro a alguém ou à uma instituição de caridade pode aumentar sua felicidade, de acordo com um pequeno estudo da Nature Communications.

6. Faça uma boa ação

“Qualquer pequeno ato de gentileza tende a aumentar consideravelmente nossa felicidade”, diz Carter. Então, que tal ajudar as pessoas? “A teoria de por que esses atos nos deixam mais felizes é porque nos puxa para fora de nosso foco preocupado em nós mesmos”, diz ela.

7. Compre ingressos para shows

Dizem que o dinheiro não pode comprar felicidade, mas às vezes pode. Pesquisas da San Francisco State University (EUA) mostram que gastar dinheiro em experiências – como shows ou um jogo de futebol – proporciona grande satisfação, principalmente porque ajuda a nos sentirmos mais conectados socialmente.

8. Diga obrigada

“As pessoas que praticam gratidão – pensando nas coisas boas que aconteceram ou que apreciam na vida – são mais entusiasmadas e interessadas no mundo ao seu redor”, diz Carter. “Elas são mais propensas a serem gentis e prestativas com outras pessoas.”

Para uma sensação de alegria instantânea, ela recomenda pensar em algo (ou em alguém) pelo qual você é grata. Isso lhe dará uma perspectiva maior sobre a felicidade.

9. Abrace pessoas (e pets!)

“Abraçar alguém nos leva a um rápido acerto de humor – aquelas emoções positivas associadas a sentimentos de calor em relação ao outro.” E há evidências de que abraços mais longos tendem a liberar a oxitocina do bem-estar.

Griffin diz que até mesmo segurar as mãos de alguém pode ajudar, assim como abraçar um animal de estimação. Não encontrou ninguém para essa missão? Griffin diz que um cobertor pesado poderia funcionar também. Deite-se, jogue-o por cima, e logo você terá aquele instante de calma.”

10. Lembre-se: “Isso é temporário”

“Essa frase deve ficar permanentemente gravada em sua memória”, diz Griffin. Ao recitar isso para você mesmo, não importa quão grande ou pequeno seja o seu problema ou o que a tenha levado a um mau humor, você começará a se sentir melhor. “Isso pode ser útil, porque vai melhorar”, afirma Griffin.

11. Vá em frente e desabafe

“Sinta-se livre para desabafar – no papel”, diz a profissional. “Você obterá alguma clareza e se sentirá melhor em um curto período de tempo”, aponta ela. O mesmo vale para aqueles que tentam resolver um problema. “Anote todas as soluções, depois escolha uma.”

12. Baixe um app de meditação

Meditar não apenas diminui o estresse, mas melhora seu humor também. A profissional sugere que você aposte em um aplicativo de meditação. Mesmo apenas 10 minutos de mindfulness podem fazer você se sentir bem novamente. Além disso, quanto mais você pratica, melhor você fica, e melhor você se sente.

13. Respire fundo

“Tente um exercício de respiração para se acalmar”, sugere Chiti Parikh, médico e diretor do programa Integrative Health and Wellbeing da Weill Cornell Medicine e New York Presbyterian (EUA).

“Imagine o ar passando por sua barriga enquanto você faz uma grande inspiração e segura o ar por um tempo. Alguns segundos depois solte-o pelo nariz”, orienta ela. “Puxe o ar por quatro segundos, segure por duas, depois expire por sete.”

14. Aposte em uma boa playlist

Comece a tocar na nova trilha sonora e depois se dê permissão para dançar. Parikh e Griffin sugerem ouvir uma boa playlist quando você precisar dar um up no seu humor.