Afinal, leite de amêndoas é uma boa opção de bebida vegetal?

Leite de amêndoas
Foto Shutterstock

Leite de amêndoas está por todos os lugares que você olha. Você coloca no café, mistura com seus smoothies matinais ou apenas bebe direto da caixinha. Sim, ele é um pouco aguado. Mas é feito de amêndoas, então ele DEVE ser bom para a saúde.

Não tire ideias precipitadas. Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Food Science and Technology descobriu que leite de soja, não o de amêndoas, foi considerado o melhor dentre essas bebidas vegetais.

Qual é melhor?

Leites vegetais, como o de amêndoas, podem ter um papel importante na sua dieta. “Leites advindos de plantas são ótimos, alternativas versáteis aos leites de origem animal para aquelas que não toleram o leite de vaca ou estão reduzindo a ingestão de alimentos de origem animal por dieta ou ética animal”, explica Sharon Palmer, nutricionista dos Estados Unidos.

As pessoas geralmente escolhem o leite de amêndoas porque o sabor não é muito forte e é fácil de digerir.

Leia mais

14 alimentos tendência que você vai ver em todo lugar em 2019
8 receitas de smoothies que têm gosto de milkshake

Tabela nutricional do leite de amêndoas

Afinal, o leite de amêndoas é bom para a saúde? Aqui vão as informações nutricionais dele, em uma xícara, na versão sem açúcar.

Calorias: 39

Gordura: 3 g

Proteína: 1.5 g

Carboidratos: 1.5 g

Açúcar: 0 g

Cálcio: 516 mg (52% dos valores diários)

Compare com as informações de 1 xícara de leite de soja sem açúcar:

Calorias: 80

Gordura: 4 g

Proteína: 7 g

Carboidratos: 4 g

Açúcar: 1 g

Cálcio: 299 mg (29% dos valores diários)

Benefícios do leite de amêndoas

Primeiro, a parte boa: leite de amêndoas é baixo em calorias e gorduras, fazendo dele uma grande base para smoothies, por exemplo.

A parte ruim: tem pouca proteína. O leite de amêndoas possui apenas 20% da proteína que você adquire em uma xícara de leite de soja.