Escolher lanche pós-treino antes de ir à academia ajuda a manter a dieta

Por Ana Paula Ferreira

Lanche pós-treino
Foto Shutterstock

Se você costuma sair da academia já pensando em comer um chocolate, este estudo pode te ajudar. A pesquisa realizada na University of Nebraska – Lincoln (EUA) apontou que escolher seu lanche pós-treino antes de ir à academia te ajuda a não querer comer besteiras.

Segundo o Daily Mail, os resultados indicaram que os esforços para planejar os alimentos realmente aumentam as chances de ter uma dieta mais nutritiva.

Liderados pelo professor Karsten Koehler, os estudiosos pediram a dois grupos de participantes que realizassem suas rotinas normais de treinamento. Antes de treinar, 137 membros de um grupo decidiram o que queriam comer após as atividades físicas. As opções eram uma maçã, um brownie ou nenhum lanche. No outro grupo, 119 membros receberam a mesma orientação, mas depois de já terem se exercitado.

Leia mais

Alimentos que você encontra no supermercado para o pré e pós-treino
Nutricionista ensina 8 lanches práticos para facilitar sua vida

O resultado foi que cerca de 74% dos participantes que escolheram o lanche pós-treino antes da academia optaram pela maçã, em comparação com 55% dos que foram entrevistados depois de treinar e que também escolheram a fruta. Considerando que apenas 14% do grupo pré-exercício selecionou o brownie, cerca de 12% do grupo pós-treino decidiu não comer nada.

“Se seu objetivo é perder peso, então eu diria que nossas descobertas sustentam que é melhor você fazer a escolha antes do treino, e não quando você está com fome depois de se exercitar”, disse Koehler.

Treino x fome

O estudo, publicado na revista Nutrients, também levantou questões sobre como o exercício pode afetar o apetite. Existe uma teoria chamada “alimentação compensatória”. Ela sugere que as pessoas consumam alimentos mais calóricos após o exercício para compensar as calorias perdidas.

“Houve muitos estudos de laboratório que analisaram o apetite e a fome. A maioria deles descobriu que, logo após o exercício, você parece estar com menos fome”, relatou Koehler. “Sempre olhei para essas pesquisas e me perguntei se podemos dizer: ‘Não tenho fome. Será que vou fazer uma escolha realmente boa? ’. Mas, conhecendo a mim e outros praticantes, sei também que, depois de treinar, você quer se recompensar.”

Com isso, a equipe de pesquisas está realizando mais estudos para descobrir como e por que as pessoas fazem escolhas alimentares relacionadas aos exercícios físicos.