Tem coisa pior do que se sentir inchada, sem energia, com o intestino funcionando mal e a pele feia? Um organismo intoxicado apresenta esses sinais, além de outro agravante: O acúmulo de toxinas facilita o ganho de peso e dificulta ainda mais o emagrecimento.

O corpo humano é programado para eliminar esse acúmulo através de um processo natural que acontece principalmente no fígado, responsável pela quebra e expulsão das células de gordura (onde as toxinas se alojam) pela urina.

Mas em um mundo onde que estamos expostos 24h por dia às toxinas da poluição, dos alimentos, do álcool e dos medicamentos, fica difícil até pro fígado mais dedicado não se sobrecarregar e funcionar corretamente. Um exemplo clássico disso é o efeito platô no processo de emagrecimento – aquele momento péssimo em que você continua com os exercícios e dieta correta, mas a bendita balança nem se mexe –, que acontece quando o corpo retém mais líquido e encontra mais dificuldade para eliminar a gordura com acúmulo de toxinas.

E como farmacêutica especialista em beleza, faço um alerta adicional: Tem toxina até em cosméticos e perfumes! Por isso, fique sempre muito atenta à procedência das marcas que usa.

Como desintoxicar o corpo com eficiência?

Existem diversas formas de desintoxicar o organismo pela alimentação. Via de regra, a gente corta tudo que é processado, refinado e industrializado, e dá preferência ao que é natural e orgânico – alimentos que vão ajudar o fígado a funcionar com mais eficiência.

Mas o que nem todo mundo sabe é que mais do que a alimentação, a suplementação faz toda a diferença no processo. Os suplementos naturais trazem os benefícios do alimento concentrados e elevados à sua máxima potência, otimizando o funcionamento do organismo com muito mais praticidade, eficácia e segurança.

Imagine só: Hoje, graças aos avanços na ciência farmacêutica, é possível encontrar detox em cápsulas — complemento perfeito para quem já tem um cardápio com elementos desintoxicantes.

Muito além do suco detox: Fórmula manipulada

O mais poderoso ativo natural para suplementação detox é um extrato específico da Cynara cardunculus L. var. altilis, popularmente conhecida como a deliciosa alcachofra.

Mas atenção: Esse não é um extrato comum, que você encontra nas prateleiras das drogarias; é um concentrado especial destinado exclusivamente para fórmulas manipuladas. Dez vezes mais potente que qualquer outro, é retirado de alcachofras que são cultivadas na Sicília, na Itália – as condições climáticas do Mediterrâneo fazem com que a planta desenvolva características e concentrações únicas de substâncias.

Além de ser diurético, esse extrato tem propriedades hepatoprotetoras, antioxidantes, coleréticas e anticolestáticas, combatendo diretamente as toxinas e inibindo a biossíntese do colesterol ruim, além de aumentar a produção e o fluxo de bile para o duodeno, melhorando o metabolismo em geral.

Pra quem quer saber mais, é só procurar pelo nome (Altilix) em sua farmácia de manipulação de confiança. É possível pedir para que ele venha em sachês (para turbinar seus sucos detox) ou em cápsulas, na concentração ideal para seus objetivos. Agora é só pedir a sua fórmula e bom detox!

 

Cláudia Coral é farmacêutica e vice-presidente da Galena. Há três décadas ela busca ativos inovadores para dermocosméticos e nutracêuticos que irão compor fórmulas manipuladas personalizadas para homens e mulheres.