Existe um ingrediente caseiro para acabar com a azia. Descubra qual!

Por Korin Miller – Women’s Health EUA

Ingrediente caseiro para azia
Foto Shutterstock

Sejamos honestos: quando temos azia queremos fazer de tudo para que essa sensação ruim desapareça logo. Portanto, é totalmente compreensível quando alguém recorre a algum ingrediente caseiro para acabar com esse “incêndio”.

Acredite: uma técnica que tem dado certo é beber vinagre de maçã realmente. Sabemos o que você está pensando. “Vinagre meio que queima. Por que diabos eu iria querer me torturar mais?” Mas, na verdade, existe um motivo para isso funcionar.

Vinagre realmente pode curar a azia?

“Cura” é uma palavra forte. O conselho de beber vinagre vem de alguns sites e blogs diferentes, mas a maioria credita um trabalho de tese de faculdade da Arizona State University.

Ainda assim, o pesquisador – um estudante de pós-graduação – conduziu um estudo dividindo as pessoas em três grupos. O primeiro fez uma refeição apimentada e não tomou nada depois. O segundo tomou um antiácido depois de comer os alimentos com pimenta e, por fim, o terceiro consumiu comida com pimenta e vinagre ou tomou o vinagre depois de comer.

Leia mais

9 alimentos que te deixam inchada e você não fazia ideia
9 razões pelas quais você fica inchada de repente

Aqueles que tinham vinagre pareceram ter resultados melhor no combate à azia – semelhante àqueles que tomaram antiácidos. Contudo, segundo o pesquisador, mais pesquisas são necessárias.

Além disso, não existem pesquisas confiáveis sobre isso. Ainda assim, este movimento “funciona para alguns indivíduos com azia leve”, diz Ashkan Farhadi, gastroenterologista do MemorialCare Orange Coast Medical Center e diretor do Digestive Disease Project do Memorial Care Group em Fountain Valley (EUA).

Então, por que este ingrediente pode ajudar a azia leve?

Quando você tem azia, o ácido no estômago sobe pelo esôfago (que conecta a garganta e o estômago) e o irrita, causando aquela sensação de queimação no peito.

O vinagre de maçã é um ácido moderado que teoricamente poderia reduzir o pH do seu estômago. “Então, o estômago não tem que fazer seu próprio ácido”, explica Farhadi. “De certa forma, ao fornecer um ácido suave, você está parando o gatilho do ácido do estômago”.

É o seguinte: isso não funciona para todos e, em algumas pessoas, o uso do vinagre piorará ainda mais a sua azia. Se você está tendo refluxo significativo e muita irritação, o vinagre que passa pelo esôfago pode irritá-lo, levando a esses sintomas de azia intensa. “O vinagre de maçã pode ser útil em casos leves, mas definitivamente não ajuda em refluxo moderado a grave”, diz Farhadi. “Se você tem um problema sério de azia, é melhor experimentar medicamentos de azia e, se isso não ajudar, consulte seu médico”, completa.

Mas se você tende a ter um pouco de azia, pode tentar adicionar um pouco de vinagre à sua rotina e ver onde isso leva você. Farhadi recomenda tomar uma ou duas colheres de chá diluído em meio copo de água com o estômago vazio (essa é a sua melhor aposta para diminuir o pH do estômago).

Se isso ajuda, ótimo! Já se você sentir que a azia está piorando, é hora de experimentar um remédio ou consultar seu médico.