De quanto em quanto tempo devo limpar os pinceis de maquiagem?

Essa e outras dúvidas de beleza e cuidado com a pele são respondidas por especialista para a WH

shutterstock

“Os de uso pessoal devem ser lavados de 15 em 15 dias”, diz a maquiadora Kátia Freire, de João Pessoa (PB). “Já para os acessórios de uso profissional, o ideal é toda vez após o uso.”

Tem problema malhar maquiada?

Não, mas você precisa usar produtos que tenham no rótulo a frase “não comedogênico”. “Isso significa que ele não obstrui os poros”, diz Alex Cardoso, do Salão1838, em São Paulo. “Uma dica é usar BB Cream. É um produto suave, tonaliza a pele, tem efeito hidratante, é protetor solar e ainda cria um efeito de pele maquiada sem obstruir os poros.” E o visual fica mais natural e adequado para a academia do que a base.

A partir de que idade eu devo começar a usar cremes anti-idade?

Geralmente, aos 30 anos, mas, em alguns casos, os produtos já são indicados aos 25. “As pessoas de pele clara e/ou fumantes são candidatas a iniciarem o uso desses produtos mais cedo”, diz Daniel Dziabas, dermatologista de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em dúvida do que usar? “O médico vai indicar o melhor ativo dependendo do tipo de pele, mas o ácido retinóico ou derivados, a vitamina C e outros antioxidantes são ideais”, explica Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

COMPARTILHAR