12 formas totalmente naturais de aliviar picadas de insetos

Por Kenny Thapoung e Aryelle Siclait – Women’s Health EUA

Como aliviar picada de inseto
Foto Shutterstock

O calor é uma delícia– você sabe, sem contar a parte das picadas de insetos. Algo que as torna ainda mais irritantes? Elas são pequenas reações alérgicas provocadas por insetos.

“Então, pense nisso: os sintomas (dor, coceira, inchaço) são todos característicos de uma reação alérgica localizada”, diz David Cutler, médico de medicina de família do Providence Saint John’s Health Center (EUA). “Lembre-se, no entanto, que se uma picada se transformar em erupções cutâneas em todo o corpo, isso é um sinal de uma resposta mais generalizada do sistema imunológico, que pode exigir atenção médica”, ressalta.

Mas, no que diz respeito àquelas picadas leves, localizadas e com coceira, os especialistas afirmam que essas 12 maneiras naturais podem ser tão eficazes para aliviar quanto qualquer outro medicamento de farmácia.

Leia mais

Por que eu costumo sentir coceira no ânus?
12 razões pelas quais você pode estar sentindo coceira no peito
Por que sinto coceira no corpo durante o treino?

12 formas naturais de aliviar picadas de insetos

1. Óleo de árvore do chá (ou melaleuca)

Este óleo natural é capaz de aliviar a coceira, dor e inchaço, de acordo com o dermatologista Neal Schultz (EUA). Ele também é antibacteriano, o que pode ajudar a prevenir a infecção da picada do inseto (que pode acontecer se você o arranhar tanto, que acaba criando uma ferida aberta!).

2. Mel

“Se você não se importa com um pouco com sua viscosidade, o mel é um antiinflamatório e pode tornar a coceira um pouco menos tentadora”, diz a dermatologista Whitney Bowe (EUA).

3. Leite e água

Esta é a técnica favorita de Schultz. Misture partes iguais de leite desnatado e água, mergulhe um pano fino (como um lenço ou uma camiseta velha) na mistura e molhe a pele. Você vai ver que a proteína do leite deixa uma sensação super-suave no local da picada.

4. Suco de limão

“Ele oferece alívio da coceira e é antibacteriano”, diz Schultz. “Mas se você seguir esse caminho, certifique-se de que ele pode queimar sua pele se você estiver ao sol”, ressalta.

5. Óleo de lavanda

Schultz diz que colocar algumas gotas de óleo de alfazema na picada dolorosa ou coceira pode ajudar a aliviar a sensação. “Mas, lembre-se: óleos de diferentes marcas podem ser mais ácidos do que outros. Portanto, certifique-se de diluí-lo com uma gota ou duas de água primeiro”, diz o Schultz, que pode ajudar a evitar qualquer irritação.

6. Pasta de dente

“A maioria dos cremes dentais tem um sabor de hortelã, e o ingrediente mentol cria uma sensação de resfriamento em sua pele”, diz Schultz. Seu cérebro percebe esse sentimento muito mais rápido do que a sensação de coceira. Além disso, a natureza adstringente da pasta de dentes ajuda a reduzir o inchaço.

7. Manjericão

Esta especiaria não se limita apenas à cozinha. “As folhas de manjericão contêm substâncias químicas, como a cânfora, que cria uma sensação de frescor, semelhante ao mentol na pasta de dente”, diz Schultz. Esmague algumas folhas e aplique diretamente nas picadas.

8. Vinagre de maçã

“Este é um ótimo remédio caseiro para bloquear a coceira por causa de seus baixos níveis de ácido”, indica Schultz. Aplique em pontos individuais ou, se tiver muitas picadas, você pode adicionar de duas a três xícaras durante um banho de banheira.

9. Óleo de coco

Ele não só pode aliviar a coceira, mas também pode proteger de qualquer poeira e sujeira que possa irritá-la. “O óleo de coco, como a lavanda, também é antibacteriano”, diz Schultz. Por isso ele pode ajudar a curar a picada, uma vez que protege e acalma.

10. Gelo

“Um único cubo de gelo pode contrair os vasos sanguíneos e diminuir a liberação natural de histamina do corpo”, explica Bowe. Tradução: menos coceira.

11. Saquinhos de chá

“Sim, saquinhos de chá frios ajudam a reduzir a coceira e o inchaço”, esclarece Schultz. Para fazer isso, prepare uma xícara de chá e quando você terminar de usar o saquinho deixe-o esfriar por alguns minutos. Em seguida, aplique na picada. Você vai achar um pouco estranho? Talvez – mas definitivamente é melhor do que coçar.

12. Cortisona

Ok, esta é tecnicamente uma compra de farmácia, no entanto, “a cortisona é uma substância química que o corpo produz e tem propriedades anti-inflamatórias naturais”, explica Cutler. Isso, portanto, faz dela um remédio natural. “A maioria das pessoas acha que o uso de pequenas quantidades de cortisona é eficaz”, uma vez que suprime a resposta alérgica do corpo para ajudar a parar a coceira e o inchaço.