10 alimentos que cuidam da sua pele

Spoiler: tem até chocolate na lista...

Foto: Shutterstock.

Por Sara Gaynes

Ficar ainda mais bonita começa por estar saudável de dentro para fora. “A menos que sua pele esteja garantindo os nutrientes dos alimentos necessários para isso, ela não estará em seu melhor estado”, diz a norte-americana Lisa Drayer, autora do livro The Beauty Diet. Ao invés de investir em produtos que cubram apenas uma manchinha ou outra, encha sua sacola de mercado com esses alimentos.

TOMATES
Claro, eles vão bem com saladas, mas basta cozinhá-los para que essas belezinhas possam salvar sua pele. Por que? O licopeno, um antioxidante que deixa os tomates vermelhos, ajuda a eliminar os radicais livres causados pelos raios ultravioletas – que envelhecem a pele. Seu corpo ganha nutrientes que bloqueiam o sol quando o fruto é aquecido. Cerca de meia xícara de tomates cozidos ou de molho já tem 16 miligramas de licopeno; junto com bastante protetor solar, essa dose diária pode ajudar você a ficar longe da cara vermelha.

Troca adequada: Melancia (1/16 de uma unidade).

BATATA DOCE
Ela não apenas é deliciosa, como também carrega um monte de Vitamina C, que alivia o aparecimento de rugas. “A Vitamina C é essencial para a produção de colágeno”, diz Drayer, “e quanto mais colágeno você tem, menos enrugada sua pele fica”. Na verdade, um estudo recente feito pelo The American Journal of Clinical Nutrition, dos EUA, descobriu que os voluntários que consumiram cerca de 4 miligramas de Vitamina C (cerca de meio bolinho de batata doce pequeno) por dia, num período de três anos, diminuíram o aparecimento de rugas em 11%.

Troca adequada: Cenouras (1 grande ou 16 mini); suco de laranja (180 ml).

ESPINAFRE
Você provavelmente construiria uma fortaleza contra o câncer com esse vegetal. Um estudo publicado no International Journal of Cancer, da Alemanha, mostrou que as pessoas que ingeriram maior quantidade de folhas verdes tiveram metade dos tumores de pele do que as que comeram menos, isso durante um período de 11 anos. O ácido fólico presente nesses vegetais ainda pode ajudar a reparar e preservar o DNA – basicamente reforçando a habilidade das células de se renovarem. “Isso reduz a probabilidade do crescimento de células cancerígenas, diz Drayer”. O bônus do alimento preferido do Popeye: a água presente nas folhas verdes penetra nas membranas celulares, que preenche mais a pele e diminui as rugas.

Troca adequada: Couve.

ÓLEO DE CÁRTAMO
Os ácidos graxos ômega-6, encontrados no óleo de cártamo, podem ser a última opção de hidratante para pessoas que sofrem de pele extremamente seca, escamosa e irritadiça. Eles mantêm as paredes celulares flexíveis, permitindo que a água penetre com maior facilidade na pele. Cientistas descobriram que esse óleo pode ajudar pessoas que sofrem de condições severas como eczema. Então escolha uma quantidade que sustente entre 5 e 10% de suas calorias diárias.

Troca adequada: Óleos para cozinhar, como de borragem, soja, ou milho.

CHÁ VERDE
O que o chá verde não faz? Ele só não paga suas contas! De qualquer forma, quando está quente, a infusão libera catequinas, um tipo de antioxidante que tem poder anti-inflamatório e propriedades que combatem o câncer. (Os antioxidantes do chá começam a diminuir conforme o líquido esfria, então beba enquanto ainda estiver quente.) Um estudo feito em 2007 pelo The Journal of Nutritional Biochemistry, da Nova Zelândia, descobriu que beber de duas a seis xícaras por dia não apenas ajuda a prevenir câncer de pele, mas também reverte os efeitos prejudiciais do sol.

Troca adequada: Chá branco.

LINHAÇA
Essas pequenas sementes contêm ácidos graxos ômega-3, que apagam as manchas e as linhas de expressão. O The British Journal of Nutrition, da Inglaterra, reportou que os participantes de um estudo que ingeriram pouco mais de duas gramas (cerca de uma colher chá) de ômega-3, em um experimento de seis semanas, tiveram uma pele mais hidratada. “As gorduras são designadas a reprimirem a resposta do seu corpo à irritação e a atraírem água para as células da pele para preenchê-la e reduzir as rugas”, diz Drayer. Salpique as sementes em aveia ou vegetais.

Troca adequada: Óleo de linhaça (1 colher de sopa com vegetais salteados); salmão (114 g); nozes (28 g, ou cerca de 14 “metades”).

CHOCOLATE AMARGO
É um medicamento – então é claro que você precisa dele! Os flavonoides, antioxidantes presentes no chocolate amargo, reduzem as rugas da pele e a protegem dos riscos do sol. Em um estudo publicado no The Journal of Nutrition, dos Estados Unidos, mulheres que bebiam cacau fortalecido com 326 miligramas de flavonoides tinham uma pele com melhor textura e maior resistência aos raios UV do que aquelas que bebiam cacau contendo somente uma pequena quantidade do antioxidante. E para isso é preciso apenas alguns gramas por dia.

Troca adequada: Amora, mirtilo, morangos, framboesas – embora você precise de uma quantidade muito maior dessas frutas na dieta.

CENOURA
Pense nela como uma varinha mágica cor de laranja – boa para os olhos e para eliminar espinhas. Credite os benefícios à vitamina A. “Ela ajuda a prevenir a superprodução de células na camada exterior da pele”, diz Howard Murad, professor clínico de dermatologia na Escola de Medicina David Geffen, da UCLA, nos EUA. É nesse local onde as células mortas e o sebo se juntam e fecham os poros. Outra razão para comer cenouras: a Vitamina A também reduz o desenvolvimento das células do câncer de pele. Belisque meia xícara de cenouras baby por dia (cerca de 16 unidades).

Troca adequada: Leite (1 xícara); queijo cheddar (1 fatia).

AMÊNDOA
Adivinhe? Amêndoas são sementes, e não nozes, e elas estão repletas de vitamina E, um potente bloqueador solar. Voluntários que consumiram 14 miligramas dessa vitamina por dia (cerca de 20 amêndoas) e que depois foram expostos à luz UV queimaram menos a pele do que aqueles que não comeram nenhuma. “A Vitamina E age como um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele da luz UV e outros fatores do ambiente que geram radicais livres e que danificam as células”, explica Jeffrey Dover, professor clínico associado ao departamento de dermatologia da Universidade de Yale (EUA).

Troca adequada: 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim; ½ xícara de brócolis.

ATUM
Seu sanduíche preferido tem um pequeno segredo: selênio. Esse nutriente ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém sua pele macia e rígida. O antioxidante também funciona como bloqueador solar (ele não deixa que os radicais livres gerados pela exposição aos raios UV prejudiquem as células). Cerca de 85 g, ou meia lata por dia, pode ajudar.

Troca adequada: Castanha-do-Pará (cerca de 12 unidades); peito de peru (1 xícara).

COMPARTILHAR