É possível engravidar com sexo anal?

Por Mallory Creveling – Women’s Health EUA

É possível engravidar com sexo anal?
Foto Shutterstock

Vamos voltar à sua aula de sexo na escola: você provavelmente (esperamos que sim!) aprendeu que a penetração do pênis na vagina é igual a bebês. Contudo, infelizmente o sexo anal não deve ter sido incluído no plano de aula… O que deixa a dúvida: é possível engravidar com sexo anal?

Bem … Tecnicamente a resposta é não. O ânus não está conectado aos órgãos reprodutivos, portanto essa relação não levaria diretamente a um bebê.

Leia mais

Sexo anal pode “alargar” o meu orifício?
Sinal vermelho: 4 coisas que você nunca deve fazer durante o sexo

Mas ao mesmo tempo, nunca diga nunca! “As aberturas vaginais e retal são muito próximas uma da outra, então é definitivamente possível que o sêmen possa entrar na vagina”, diz Mary Jane Minkin, professora clínica de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Yale School of Medicine (EUA).

“Você não vai ter uma alta concentração [de esperma], mas só precisa de um espermatozóide para engravidar”, explica ela. Então, embora seja muito raro engravidar de anal, usá-lo como meio de controle de natalidade não é 100% eficaz.

Então eu deveria usar preservativos mesmo no sexo anal?

Sim! Mil vezes sim! Minkin explica que, embora, naturalmente, você queira usar preservativo para evitar a gravidez, corre-se um risco ainda maior de DST ao fazê-lo por via retal, em comparação com a vagina.
“O revestimento do ânus não é designado para combater infecções”, explica. “Tecido vaginal em mulheres na pré-menopausa pode fazer um trabalho muito melhor na luta contra isso.”

E você nunca deve ir do sexo anal direto para o vaginal. “Não que a vagina não tenha bactérias, mas o reto tem ainda mais. Então você está apenas adicionando mais bactérias à vagina”, aponta a profissional. Isso, é claro, pode levar a infecções.

Se você quiser fazer sexo anal antes do sexo vaginal, limpe um pouco as coisas primeiro e mude para um novo preservativo.

Além disso, não esqueça do lubrificante para o sexo anal. “Se você não usá-lo, terá mais atrito e pode ter alguma fissura na pele. Com isso, ficará ainda mais vulnerável à infecção.”

Concluindo, há sim uma chance extremamente pequena de engravidar com sexo anal desprotegido. Contudo, o risco real é pegar uma DST. Então lembre-se sempre de usar preservativo!