4 motivos que te levam a engordar durante a menstruação

Por Cassie Shortsleeve and Emilia Benton – Women’s Health Brasil

Foto Shutterstock

Não é impressão sua: a balança realmente muda e seus jeans ficam mais apertados durante essa época do mês. Sim, engordar durante a menstruação é algo que acontece com muitas mulheres!

“Algumas pessoas podem ganhar até mais de dois quilos durante seu período menstrual”, aponta Lauren Streicher, professora de obstetrícia e ginecologia da Northwestern University Feinberg School of Medicine e diretora médica do Center for Sexual Medicine and Menopause at Northwestern Medicine (EUA).

Leia mais

Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?
É normal sempre sentir dor nos seios antes da menstruação?
7 razões para você estar com a menstruação atrasada

Mas isso não é tão assustador quanto parece. Muito desse ganho pode ser retenção de água no corpo, graças à “querida” TPM. “É comum reter muito líquido quando começa a menstruação, mas depois esse peso desaparece”, explica Lauren.
Ainda assim, isso não torna a situação menos desconfortável, não é mesmo? Para te ajudar, lembre-se desses 4 fatores na próxima vez em que sua balança subir os ponteiros durante esse período do mês.

4 motivos que te levam a engordar durante a menstruação

Seus hormônios podem ser os culpados

O hormônio sexual feminino estrogênio tem picos durante a última parte do ciclo menstrual, antes de iniciar o período. E níveis altos podem levar indiretamente seu corpo a reter líquidos, fazendo com que você se sinta inchada e ganhe alguns quilos de peso da água. A boa notícia: os níveis de estrogênio diminuem à medida que você começa a menstruar, então você sentirá algum alívio rapidamente.

“O outro hormônio em ação aqui é a progesterona”, diz Natasha Johnson, médica ginecologista do Brigham and Women’s Hospital (EUA). “Seus níveis aumentam na segunda metade do ciclo, levando à retenção de água, sensibilidade nos seios e o aumento do peso”, diz ela.

E nem tudo é má notícia. Algumas mulheres notam que seus seios aumentam durante a menstruação. “Isso ocorre novamente graças à progesterona, que faz com que seu corpo retire os vasos sanguíneos dos tecidos, fazendo com que pareçam mais cheios (talvez para se prepararem para uma gravidez)”, explica Natasha. Mas”, novamente, isso é apenas temporário, então se você não engravidar, seu corpo voltará ao normal.”

Você tem muitos desejos

Durante seu período menstrual você sente vontade de se acabar em alimentos salgados e doces?

“Infelizmente, isso é exatamente o que você não precisa agora”, diz Lisa Dabney, médica e professora assistente de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Icahn School of Medicine at Mount Sinai (EUA). “E, é claro, comer batatinha e carboidratos simples, como doces ou donuts, leva à retenção de líquidos”, completa. E se você “se jogou” na pizza e sorvete, é bem possível que ainda reste um pouco do peso ganho mesmo após o fim do período.

Caso você esteja tentando perder peso, certifique-se de estar hidratada, procure proteínas magras como iogurte para te manter satisfeita e se alimente com foco para manter seus objetivos de perda de peso nos eixos.

Você não sente vontade de treinar

Você se sente preguiçosa, inchada e cansada. Nós te entendemos! Mas mesmo que ir à academia seja a última coisa que venha à sua cabeça, suar um pouco pode ajudar a manter seu corpo na linha”, diz Lisa.

Isso porque a transpiração ajuda a eliminar o peso extra da água. “Além disso, esse aumento de endorfina pode ajudar a acabar com as cólicas”, aponta ela.

Você está abusando da cafeína

É realmente tentador usar (e abusar!) das bebidas cafeinadas durante o período porque você se sente cansada. Mas adicionar mais café em sua dieta também pode promover alguns problemas gastrointestinais, inchaço e desconforto.

E o café não é o único culpado, não. Qualquer coisa com cafeína contribui para isso –vale em dobro para refrigerantes. “Algumas mulheres também estão erradas ao pensar que refrigerantes são hidratantes”, diz Sara Twogood, MD, professora assistente de obstetrícia e ginecologia da Universidade Keck da Califórnia. Mas esse não é o caso, especialmente desde os refrigerantes. geralmente também vêm com uma tonelada de açúcar ou adoçantes artificiais, que são ainda piores para o inchaço.