5 truques para emagrecer rápido mesmo que você não tenha tempo

Por Korin Miller – Women’s Health EUA | Adaptação Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

Você há de concordar que perder peso não é uma tarefa fácil ou que aconteça de um dia para o outro. Alcançar esse objetivo envolve uma combinação de rotina de exercícios a uma alimentação saudável – e para isso é necessário ter bastante dedicação. Contudo, existem sim alguns truques que podem ajudar a emagrecer rápido mesmo que você não tenha tempo!

“Fazer pequenas mudanças pode realmente ajudar você a alcançar suas metas mais do que passar por um monte de alterações radicais ao mesmo tempo”, diz Sonya Angelone, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics (EUA).

Isso porque é muito mais passar por um processo de transformação do que se adaptar a um novo estilo de vida de uma hora para a outra. “E isso ajuda a descobrir quais atitudes estão funcionando para você e quais é melhor abandonar o quanto antes”, aponta Albert Matheny, nutricionista (EUA). Além disso, Sonya ressalta que mudanças drásticas podem até prejudicar a função da tireoide e dificultar a manutenção do peso. Portanto, um passo de cada vez!

Abaixo, os especialistas compartilharam cinco truques que ajudam a perder peso mais rápido. Cada um deles leva cinco minutos ou menos, mas podem ter um impacto enorme em seus resultados!

Comece o seu dia com água

A maioria de nós acorda desidratada e depois ainda passa o resto do dia sem água. Além do fato de que a desidratação pode retardar o metabolismo do corpo, é fácil confundir sede com fome. O resultado: você acaba comendo demais quando, na verdade, só precisa de um copo de H2O.

Garantir que você está bem hidratada reduz as chances de isso acontecer com você. Portanto, torne um hábito tomar água logo que acordar. Bônus: pesquisas mostram que o café não desidrata você! Ele pode realmente cumprir essa função tão bem quanto a água.

Dê alguns saltos antes do banho

“Dar alguns pulos enquanto a água do chuveiro esquenta aumentará sua frequência cardíaca e fará com que você se sinta acordado, para que você possa fazer ainda mais atividades ao longo do dia”, diz Matheny. Além disso, essa rápida atividade queima calorias extras.

Leia mais

Aposte neste HIIT de 12 minutos para treinar em casa no inverno
Treino power (e rápido) com saco de areia
Treino rápido: aumente a massa muscular e queime calorias em 15 minutos
Esse é o melhor treino para perder peso, segundo a ciência

Coloque primeiro em seu prato vegetais e frutas

“Quando for ter suas refeições principais, preencha metade do seu prato com legumes ou frutas”, indica Sonya. Isso ajuda em dois pontos importantes: garante o suficiente de suas porções diárias recomendadas desses grupos de alimentos e também promove maior saciedade com ingredientes saudáveis.

Medite

Sério! Isso faz muito bem. Embora a meditação em si não ajude a perder peso, ela pode ter um impacto indireto em seus esforços. “Isso ajudará a reduzir a ansiedade ou a ingestão de alimentos relacionados ao estresse – um grande problema para algumas pessoas”, diz a nutricionista.

Um estudo publicado no Journal of Obesity (EUA), por exemplo, descobriu que as pessoas com excesso de peso conseguiam evitar o ganho quando meditavam por 30 minutos por dia. Já o grupo de pessoas que não meditava seguiu com os ponteiros da balança subindo.

Mas fique tranquila, porque não é necessário dedicar 30 minutos à meditação para perder peso. Apenas alguns minutos da atividade quando você se sentir estressada já pode ajudar. Apenas feche os olhos e concentre a atenção em sua respiração.

Coma um lanche de meio tarde

“Comer algo com proteína e gordura saudável ou grãos não refinados – como farelo de aveia, chia ou farinha de linhaça – ajuda a saciar e evitar que você coma demais na próxima refeição”, diz Sonya.

E isso não leva muito tempo. Você pode misturar um pouco de iogurte grego com algumas frutas ou queijo cottage com um terço de abacate. Como bônus, o lanche fará com que você fique mais atenta, já que a proteína aumenta os níveis de dopamina, neurotransmissor de alerta.

Treine mais pesado (não por mais tempo!)

Esta é última (mas não menos importante) maneira rápida de perder peso: aumente a intensidade de seus treinos. “Maiores esforços significam melhores resultados”, ressalta Matheny.

Com isso, em vez de fazer exercícios com pesos e muitas repetições, concentre-se em realizar movimentos corporais completos com níveis mais altos de resistência e menos repetições (pense em seis a 12). “Assim você vai ajudar seu corpo a construir massa muscular, melhorar o metabolismo e perder mais gordura”, completa o profissional.