Dúvidas sobre gastrite: 6 mitos e verdades sobre a inflamação

Por Ana Paula Ferreira

Créditos: Shutterstock

Se você tem dúvidas sobre gastrite, como as causas e sintomas, agora é a hora de esclarecê-las!

Primeiro, é importante saber que ela é uma inflamação – aguda ou crônica – da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. No caso da aguda, ela surge de repente. Já na crônica, o processo inflamatório se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlado.

Abaixo, Fabio Thuler, especialista em gastroenterologista, de São Paulo, listou 6 mitos e verdades que esclarecem algumas dúvidas sobre gastrite. Confira!

1. A gastrite é hereditária?

Mito. A inflamação é adquirida, geralmente, por infecções ou alimentos que são irritantes para o estômago.

2. O leite é um aliado para a gastrite?

Mito. Muitas vezes, o leite pode amenizar a priori os sintomas, porém, como este é um alimento rico em cálcio e estimula a produção de ácido no estômago, e em muitos casos, pode até piorar a inflamação.

Leia mais
6 razões pelas quais você está fazendo mais cocô
Endometriose: tudo o que você queria saber sobre a doença
Eu venci um câncer: nossa redatora-chefe conta como uma “gastrite” mudou a sua vida

3. Gastrite nervosa existe?

Verdade. Quando uma pessoa está passando por momentos de estresse, o corpo aumenta a produção cortisol e adrenalina, resultando na produção de ácido no estomago.

4. Gastrite tem cura?

Verdade. A gastrite tem cura, principalmente as gastrites agudas. Nesses casos, é possível remover o “fator irritante”. Já as gastrites crônicas não possuem cura definitiva. É necessário ter os cuidados constantes para evitar o aparecimento de crises.

5. A alimentação pode intensificar a gastrite?

Verdade. A alimentação está ligada diretamente ao desenvolvimento de uma gastrite, principalmente quando se ingere alimentos como: café (relaxa o esfíncter do esôfago, provocando o refluxo e ainda, aumenta a produção do ácido) e refrigerantes (agride a mucosa que protege o estomago)

6. Chicletes e balas são maléficos para o estomago?

Verdade. Quando mastigamos, o nosso corpo entende que estamos introduzindo alimentos a ele. Com essa ação, o organismo compreende que será necessário produzir mais ácidos gástricos, o que acaba causando os desconfortos e crises.