Dicas para dormir bem e perder até 4 kg

Segundo pesquisa, pessoas que dormem mais consomem menos calorias na semana

Por Gabriela Leão e Michael Easter

Um estudo da University of Pennsylvania (EUA) descobriu que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite durante uma semana ingerem aproximadamente 700 calorias a mais por dia do que as que dormem sete horas ou mais. Quando você está exausta, o hormônio grelina, conhecido como o “hormônio da fome”, vai às alturas, enquanto o que dá a sensação de saciedade fica bem baixo. Para garantir o resultado, confira algumas dicas para um sono melhor. 

1Movimente-se o dia todo

Pessoas que correm, pedalam e nadam reportam uma melhor qualidade de sono se comparadas àquelas que não praticam atividades, segundo um estudo do International Institute of Sleep (EUA). Mas eles perceberam que o sono só era afetado nos dias em que praticavam os exercícios. É por isso que os movimentos que você faz fora da academia são tão importantes. “A caminhada é uma ótima opção e tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas”, fala Renato. Mesmo que não consiga andar até o trabalho, faça pausas para uma caminhada curta em volta do quarteirão.

2Encontre a sua verdadeira hora de dormir

Algumas pessoas passam mais de nove horas na cama por noite, mas ainda reclamam que perdem quase duas horas rolando de um lado para o outro. É importante encontrar o momento certo para se deitar para que o seu corpo associe a atividade à hora de dormir. Por duas semanas, observe o momento em que realmente cai no sono e determine seu horário ideal de ir para a cama. Agora coloque sua nova descoberta para funcionar: aproveite as horas extras para se exercitar mais ou acorde antes no dia seguinte e prepare uma refeição saudável.

3Relaxe, relaxe, relaxe

É mais fácil cair no sono se a temperatura do seu corpo diminuir, porém, se o quarto estiver quente, fica difícil atingir esse objetivo. Portanto reduza a grossura da coberta gradativamente ou abaixe a temperatura do ar-condicionado aos poucos. Um estudo publicado no periódico norte-americano Diabetes descobriu que pessoas que dormem em quartos com temperaturas de até 18ºC aumentaram a gordura marrom no corpo – um tipo que é queimado facilmente – em 42%, taxa que os pesquisadores afirmaram ser suficiente
para estimular a mudança de peso.

COMPARTILHAR