Afinal, dormir no chão é bom para a coluna?

Por Caroline Shannon-Karasik - Women's Health EUA

Dormir no chão faz bem para a coluna?
Foto Shutterstock

Camas são realmente incríveis, mas você abriria mão delas em prol de sua saúde? É o que algumas pessoas têm feito, alegando que dormir no chão é bom para a coluna. Será que essas informações são verdadeiras?

“A longo prazo? Não”, garante Jennifer L. Solomon, fisioterapeuta do Hospital for Special Surgery (EUA). Ela acrescenta, no entanto, que a curto prazo algumas pessoas com dor aguda descobrem que posições diferentes em uma superfície dura podem aliviar parte de seu incômodo. “Isso costuma acontecer quando as pessoas se deitam no chão com os joelhos para cima, tirando a pressão das costas.”

Leia mais

Descubra as causas da dor nas costas e como evitá-las
Fortaleça as costas e, de quebra, melhore o abdômen e o bumbum

É também por isso que alguns dizem que colchões duros são melhores para dor nas costas – mas “todo mundo é diferente”, diz Solomon.

Sim, algumas pessoas podem se beneficiar de uma superfície dura, enquanto outras preferem algo suave. Contudo, a única maneira de você realmente saber o que é melhor para você é testar por conta própria.

Então, como posso aliviar minha dor nas costas sem dormir no chão?

“Que costuma dormir de lado ou de costas pode colocar um travesseiro atrás ou entre os joelhos para alcançar o alinhamento adequado da coluna”, orienta Salomão.

Para a cabeça, você só precisará de um ou dois travesseiros que não sejam muito fofos e que não deixem a cabeça muito elevada.

Mas sua posição e local para dormir não são as únicas coisas que afetam sua espinha. De acordo com Salomão, a saúde da coluna também é determinada por quanto você se exercita, se come bem e como administra seu estresse. “Não há um remédio mágico”, diz Solomon. “Há vários fatores que afetam a saúde da coluna e dormir é apenas um dos aspectos”, finaliza.

A conclusão é: o alinhamento adequado da coluna é crucial para aliviar a dor nas costas, mas você pode precisar experimentar diferentes posições e superfícies para descobrir qual delas é melhor para você.