8 maneiras de ajudar a aliviar a dor nos joanetes

Por Sarah Bradley – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Rápido, qual é a primeira coisa que vem à mente quando você ouve a palavra “joanetes“? Pessoas que são um pouco mais velhas, certo? Ou, então, ele: o salto alto.

Infelizmente, joanetes são mais comuns em mulheres. São basicamente deformidades do pé, localizadas na articulação do seu dedão do pé. De acordo com Marco Ucciferri, podólogo do Summit Medical Group (EUA), “joanetes são artríticos ou genéticos, e ambos os tipos podem causar dor leve, moderada ou severa.”

Os joanetes artríticos geralmente são causados por algum tipo de dano ou lesão (como se você praticasse esportes quando criança). Os joanetes genéticos são passados através das famílias, por isso, se sua mãe ou avó tiverem joanetes, provavelmente também terá. De qualquer forma, a maioria dos joanetes cresce à medida que você envelhece, por isso vale a pena mantê-lo em seu radar, mesmo que não esteja machucando agora.

Leia mais

Dossiê dos pés: tudo o que você precisa saber
5 coisas nojentas que podem acontecer com seus pés

Tamanho não importa quando se trata de dor. “Sua dor se relaciona com a quantidade de pressão que você coloca na articulação e a quantidade de caminhada que você faz regularmente”, diz Ucciferri. “Você pode ter uma joanete enorme que não incomoda, mas se usar sapatos e caminhar para o trabalho todos os dias, ele pode ser muito dolorosa.”

Então, sim, joanetes são complicados, mas o que você pode fazer para não ser tão ruim? Aqui estão algumas formas de diminuir a dor.

8 maneiras de ajudar a aliviar a dor nos joanetes

1. Use os sapatos certos

É uma boa forma para começar. Claro, você adora a forma como fica de salto alto, mas toda essa altura provavelmente está exercendo muita pressão sobre as articulações dos pés, incluindo a que tem o joanete.

Ucciferri diz que mudar o seu calçado– e usar os modelos arredondados em vez dos pontudos – pode mantê-la sem dor.

2. Meça seus pés com um profissional

Você pode pensar que usa tamanho 37, mas ir até a loja de sapatos mais próxima para medir com um profissional pode surpreendê-la. Não só um ou os dois pés medem um tamanho menor ou maior do que você imagina, você também pode ter pés largos que estão sofrendo dentro de seus sapatos estreitos.

3. Use um acessório ortopédico

Se você está procurando um apoio realmente bom para os pés e quer aliviar a pressão constante no dedão do pé, você pode pedir ao podólogo um acessório ortopédico personalizado. Depois de criar um molde do pé, o médico pode fazer um acessório com base nas suas necessidades individuais.

“Se seu pé dói quando você está indo para o trabalho todos os dias, eu construo uma órtese para usar com seus sapatos”, diz Ucciferri. “Mas se ele dói após treinar na academia por uma hora, vou construir um para seus tênis de treino.”

Se você não tiver certeza sobre a possibilidade de comprar um dispositivo personalizado, Ucciferri diz que pode tentar primeiro uma inserção de suporte de arco sem receita, para ver se ajuda antes de fazer uma versão apenas para você.

4. Vá de gelo!

Sua avó não estava totalmente errada: Ucciferri diz que molhar os pés pode reduzir a inflamação da articulação do dedão – mas use água gelada (ou aplique gelo) para melhores resultados, não a água quente mais tradicionalmente calmante. “Embeber o pé em água quente fará com que ele se sinta melhor, mas também fará com que inche, por isso poderá doer ainda mais no dia seguinte”, alerta Ucciferri.

5. Compre alguns analgésicos

Se você está procurando um alívio rápido e confiável, Ucciferri diz que você pode apostar em alguns analgésicos que funcionam para aliviar a dor aguda do joanete.
Se você estiver tomando antiinflamatórios não esteroidais todos os dias por causa de dores de joanete, provavelmente deve pedir ajuda a seu médico para encontrar alguns remédios não medicamentosos, se possível, já que o uso regular de antiinflamatórios pode causar efeitos colaterais.

6. Use protetores

Estas pequenas almofadas de gel são projetadas para amortecer o joanete e reduzir o atrito dentro de seu sapato. Você pode encontrá-las nas farmácias ou online.
Muitos protetores podem ser aplicados no pé ou no sapato para evitar fricção dolorosa. A maioria também pode ser cortada no tamanho e forma exatos que você precisa. Eles são uma opção acessível que pode ter benefícios de alívio em grande escala.

7. Tente injeções de esteróides

Se os analgésicos não estão resolvendo, fale com seu podólogo sobre injeções de cortisona, que podem reduzir dor e inchaço. De acordo com a Clínica Mayo, contudo, injeções repetidas de cortisona (ou doses altas) podem causar danos ao tecido, osso e cartilagem, de modo que essa é provavelmente uma solução de curto prazo.

8. Considere a cirurgia

Se você parou de andar e se exercita regularmente ou não pode usar a maioria dos sapatos em seu armário, então está deixando seu joanete controlar sua vida e talvez queira removê-lo.

Mas, embora a cirurgia seja um procedimento ambulatorial bastante simples, você precisará de alguns dias a algumas semanas para recuperação, dependendo do tamanho do joanete.