11 sinais de que sua dor de cabeça é uma enxaqueca

Por Brittany Risher – Women’s Health EUA

Dor de cabeça ou enxaqueca
Foto Shutterstock

Se você acha que suas “dores de cabeça fortes” não são enxaquecas, talvez você queira dar uma olhada mais de perto nos sintomas – especialmente se você for mulher.

Segundo a Migraine Research Foundation (EUA), mais da metade de todos os sofredores de enxaqueca nunca são diagnosticados. E de acordo com o National Institute of Neurological Disorders and Stroke, as enxaquecas são três vezes mais comuns em mulheres do que em homens.

Aprender sobre enxaquecas pode te ajudar a ter uma ideia se estiver lidando com a condição. Assim, é possível receber um tratamento que realmente lhe trará alívio. Leia abaixo sobre todos os sinais e sintomas, além de sobre por que enxaquecas acontecem.

Então, o que são enxaquecas e por que as pessoas tem?

De acordo com o National Institute of Neurological Disorders and Stroke, uma enxaqueca é uma doença cerebral que causa vários sintomas desconfortáveis que podem durar de quatro horas a três dias. (Sim, três malditos dias!)

Embora a causa exata seja desconhecida, a Migraine Research Foundation diz que tanto os genes quanto os fatores ambientais provavelmente desempenham um papel nisso. “Também sabemos que os sintomas são causados por uma mudança na atividade química que afeta tanto o sistema nervoso central quanto o periférico”, explica Jessica Ailani, médica diretora do MedStar Georgetown Headache Centre em Washington (EUA).

Como posso saber se estou com dor de cabeça ou enxaqueca?

As enxaquecas podem causar vários sintomas antes, durante e depois da crise. Nem todas as pessoas têm todos os sintomas, e sua enxaqueca pode ser totalmente diferente da de um amigo.

Os sintomas podem aparecer gradualmente ou repentinamente. Às vezes eles começam da noite para o dia, fazendo as pessoas acordarem com dor, observa a Clínica Mayo. Basicamente, toda dor de cabeça da enxaqueca é ligeiramente diferente, e não há uma lista de sintomas que pertençam a todos. Irritante, nós sabemos!

Leia mais

Diário da enxaqueca: descubra a causa para evitar o problema
Afinal, dormir no chão é bom para a coluna?
O que acontece com seu corpo quando você fica sem cafeína

Bom, uma série de características da enxaqueca se difere das dores de cabeça regulares. Se você tiver algum destes sintomas abaixo, provavelmente está sofrendo de enxaqueca e não algo que desaparecerá com apenas algum remédio.

Sintomas de enxaqueca comuns que você deveria conhecer

1. Cabeça latejando

“Os pacientes costumam dizer: ‘Estou sentindo meu coração batendo na cabeça’, ou sobre tocar a têmpora e sentir a veia latejando. A sensação é de que a cabeça deles vai explodir”, diz Ailani. Uma dor de cabeça comum, no entanto, causa um incômodo doloroso que é mais um aborrecimento do que algo que afeta sua vida cotidiana.

2. Dor em apenas um lado da sua cabeça

Enquanto algumas enxaquecas podem ser em ambos os lados da cabeça, a dor é tipicamente apenas de um lado. Contudo, uma cefaleia tensional geralmente se apresenta como dor em toda parte, e uma cefaleia sinusal apresenta-se como pressão ao redor das bochechas, olhos e testa.

Ainda não está claro por que as enxaquecas podem se apresentar como unilaterais. Uma teoria tem a ver com os nervos trigêmeos – há um em cada lado do cérebro. No entanto, apenas um pode ser ativado quando uma enxaqueca começa, e como isso continua a acontecer com enxaquecas repetidas ao longo do tempo, esse nervo se torna o “caminho mais rápido e fácil para o cérebro”, explica Ailani.

3. Ver luzes ou flashes

“Quando uma enxaqueca acontece, há uma onda lenta de atividade elétrica de trás para frente no cérebro”, explica Adelene Jann, neurologista da NYU Langone Health (EUA). “Quando isso acontece, há também diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, e tudo diminui.”

Por sua vez, cerca de 25% dos pacientes vêem um flash antes ou durante a enxaqueca, de acordo com a Migraine Research Foundation.

Essa experiência causa várias formas de visão distorcida, incluindo luzes cintilantes, cores diferentes, visão pixelizada, flashes em um lado do campo visual ou linhas coloridas em zigue-zague. Esses tipos de alterações de visão geralmente não acontecem com uma cefaleia tensional ou sinusal.

4. Fraqueza e formigamento

A visão não é a única coisa impactada pela diminuição da velocidade do cérebro. As enxaquecas também podem apresentar uma aura sensorial, que causa dormência, formigamento ou até mesmo fraqueza em um dos lados do corpo.

Algumas pessoas podem ter dificuldade para encontrar palavras, o que é assustadoramente semelhante ao que acontece durante um derrame.

5. Fortes náuseas

Muitas pessoas que têm enxaquecas sentem náuseas, tonturas ou até vomitam. “Nosso intestino tem um sistema nervoso”, explica Ailani. “Quando você ativa os nervos do cérebro, ele também ativa o intestino.”

Especialistas acreditam que o intestino diminui durante uma enxaqueca, o que pode levar à náusea. Estudos também encontraram uma associação entre enxaquecas e distúrbios gastrointestinais, mas a conexão ainda não está clara.

6. Aumento do olfato

“Quando você tem enxaqueca, o cérebro fica hiperexcitado”, explica Jann. “Tudo é aumentado, então as pessoas percebem melhor ruídos, luzes e cheiros.”

É por isso que você pode sentir o cheiro do almoço de seu colega de trabalho no corredor ou ouvir a música do seu colega de quarto através de várias portas fechadas, de acordo com um estudo da Therapeutic Advances in Chronic Disease. É também por isso que muitas pessoas que sofrem de enxaqueca procuram refúgio em uma sala escura, silenciosa e fresca, quando a dor é pior.

7. Falta de foco

Tudo desde depressão até irritabilidade e euforia foi relatado antes, durante e depois da enxaqueca, e algumas pessoas relataram dificuldade de concentração, observa um estudo do Journal of Neuroscience https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4412887/. “Antes de uma enxaqueca, você pode perceber que tem dificuldades para ler algum documento e, mesmo durante e depois, pode se sentir assim por um tempo”, diz Jann. “Tem a ver com o abrandamento do cérebro.”

8. Você não consegue fazer mais nada

Uma enxaqueca não é apenas uma dor de cabeça. “Ela é incapacitante. Isso interfere na sua vida”, aponta Jann. A gravidade é muito intensa e você não consegue seguir normalmente seu dia. “Você tenta fazer outras coisas, mas seu cérebro fica como ‘desculpe, não vou deixar você em paz'”, diz Ailani. Uma dor de cabeça típica, por outro lado, não costuma deixá-lo para baixo.

9. Fadiga excessiva

Durante todas as fases de uma enxaqueca, “seu cérebro está ocupado fazendo uma festa, e ela pode ser cansativa”, explica Ailani. A sensação de que nenhuma quantidade de café pode ajudar você a se recuperar pode durar um dia ou dois depois que a enxaqueca passar. “Seu cérebro está tentando limpar a bagunça e é preciso energia para isso”, completa.

10. Pescoço duro

Acredita-se que o nervo trigêmeo desempenha um papel nas enxaquecas. “Quando ativado, ele se comunica com um importante caminho da dor na região superior da medula espinhal”, explica Ailani. “Quando esse centro é ativado, ele envia sinais para o cérebro e, possivelmente, para a parte superior do pescoço, causando dor.”

11. A dor parece durar para sempre

As enxaquecas podem durar de quatro horas a três dias. “Você pode ter várias por ano, algumas por mês, ou até mesmo durante metade de um mês”, diz Ailani. As dores de cabeça regulares não são tão frequentes.