Dia Mundial do Pão: confira receita funcional de sorgo

Alimento é nutritivo e pode ser consumido com moderação

Com manteiga, queijo branco, geléia, há quem não dispense uma fatia de pão pela manhã ou como um belo sanduíche para o almoço. Tradicional em diferentes culturas, no dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão. Embora seja visto por muitos como vilão, há versões em que ele une sabor e nutrição. Que tal fazer você mesma e experimentar um pão de sorgo? O grão é aliado no combate a doenças crônicas – como diabetes, obesidade e câncer – e tem grande poder antioxidante, um aliado para quem deseja emagrecer e retardar o envelhecimento.

Confira a receita assinada pela Farovitta.

Você vai precisar de:

1 ½ xícara de chá de farinha de sorgo
1 ½ xícara de chá de polvilho doce
1 xícara de farinha de arroz integral
½ xícara de manteiga ghee
1 colher de sopa de fibra de beterraba
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de açúcar demerara
1 ½ xícara de chá de água
1 ovo
6 claras
1 colher de chá – Psyllium

Modo de preparo:

Na batedeira misture todos os ingredientes secos, incluindo o psyllium. Acrescente metade da água e misture. Vá acrescentando os demais ingredientes na seguinte ordem: claras, ovos e, por fim, a manteiga ghee. Acrescente o restante da água até atingir a consistência desejada.

Divida a massa em duas formas para pães de forma, previamente untadas e enfarinhadas. Deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos.

Leve ao forno a 200ºC por proximadamente 30 min ou até dourar. Retire da forma e volte o pão ao forno diretamente sobre a grade com a porta entre aberta por mais 10 min ou até adquirir uma consistência mais firme. Para saber se está no ponto, você pode batar no pão, que deve fazer um som de oco, mas o ideal, neste caso, é utilizar o termômetro do tipo espeto para saber a temperatura do núcleo da massa, que deve estar em torno de 90ºC.

Assim que retirar o pão, deixe esfriar em cima da grade do fogão, nunca em cima de uma superfície plana, para não juntar umidade. Divida o pão em fatias e sirva a seguir. Caso deseje, ele pode ser congelado e armazenado.

COMPARTILHAR