Dia Mundial da Cerveja: conheça os benefícios da bebida

Por Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

Nada melhor do que comemorar o Dia Mundial da Cerveja com um belo brinde, não é mesmo? Pois saiba que além de ser um momento superprazeroso para quem gosta da “gelada”, a bebida também é capaz de oferecer benefícios para a saúde!

Além de matar a sede, a cerveja contém ingredientes nutricionais que ajudam a reduzir o risco cardíaco e contribuem para a saúde do cérebro. Foi o que apontou um estudo publicado no American Journal of the Medical Sciences (EUA).

Segundo os cientistas, a bebida possui mais proteínas e vitamina B do que o vinho. Ela também é rica em antioxidantes, que ajuda na redução das chances de doenças cardiovasculares. Na pesquisa, os estudiosos explicam que “a quantidade é equivalente ao do vinho, porém os antioxidantes específicos são diferentes porque a cevada e o lúpulo contêm flavonoides diferentes dos das uvas”.

Leia mais

6 benefícios da cerveja sem álcool
Tim tim? Quando o consumo de álcool se torna perigoso
Conheça 7 benefícios do vinho

Também foi apontada a presença de polifenóis, compostos naturais que contribuem para o combate de doenças como diabetes e problemas cardíacos, e a elevação dos níveis do colesterol bom, que ajuda a diluir o sangue e remover a placa nas artérias.

Contudo, é importante ressaltar que a cerveja só faz bem para a saúde se consumida com moderação. Ou seja, se você costuma se empolgar com a quantidade de latinhas, não terá nenhum desses benefícios.

A indicação dos pesquisadores é de até 14 unidades por semana, equivalente a seis copos de 175 ml. Mais que isso pode resultar em problemas para o fígado, doenças cardíacas e, é claro, aumento de peso.