4 motivos por que o nutricionista é o melhor amigo da corredora

31 de agosto é o dia do nutricionista, o profissional que nos dá as ferramentas para ir mais longe

Publicado originalmente em Runner’s World

Sabe aquele corredor que você vê em todas as provas num pace absurdo e parece que ele não cansa, nem mesmo depois de 42km? Provavelmente ele não chegou lá sozinho. Por maior que seja a dedicação aos treinos, a nutrição ainda é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um atleta – e um especialista dá todo o suporte que ele precisa em relação ao tema.

O dia 31 de agosto é o dia do nutricionista, o profissional que nos auxilia a ir mais longe (em todos os dias do ano) sem perder a saúde. Listamos abaixo alguns motivos que explicam por que ele é tão importante para o corredor:

1Ajuda nos primeiros passos

Um corredor iniciante costuma cometer alguns erros comuns nessa fase. Entre eles, estão alguns equívocos (baseados no senso comum) em relação à alimentação antes e depois de treinos e provas.

A nutricionista Janaina Goston alerta sobre o perigo de achar que se pode comer o quanto quiser logo nos primeiros meses de corrida: “O aumento do gas­to energético na corrida é gradati­vo, até porque no começo você vai apenas caminhar. A corrida envolve uma disciplina que deve ser levada para a alimentação”.

Por outro lado, o nutricionista Alan Scglione fala sobre a corrida em jejum: “Muitos iniciantes deixam de comer antes da corrida. No caso deles, isso é um erro que pode reduzir o rendimen­to, causar fadiga e até desidratação, cãibras e lesões”.

2Melhora o rendimento

A nutrição muitas vezes está relacionada aos hábitos de rotina, antes e depois de treinos e provas. Entretanto, principalmente para corredores de provas longas, uma boa nutrição durante a corrida é essencial para melhorar o ritmo e diminuir a fadiga.

Segundo a nutricionista Liz Applegate, “você pode ensinar seu organismo a absorver melhor os carboidratos testando suas estratégias de abastecimento antes da prova”. Muitos maratonistas deixam para consumir carboidratos durante as provas, mas não repetem o costume nos treinos. “Pratique ingerindo de 30 g a 60 g de carboidrato a cada hora do longão. Experimente as bebidas e os géis (se houver) que serão oferecidos ao longo do percurso”.

3Traz saúde e longevidade

A prática da corrida normalmente está ligada a uma melhora de saúde, e isso é potencializado se aliado a uma nutrição saudável no dia-a-dia. E quem melhor para garantir a alimentação correta do que um profissional da área?

A nutricionista Jaime Mass alerta para a alimentação diferenciada durante a semana e no final de semana: “Lembre-se apenas que você está se esforçando para ter uma vida saudável, e não só cinco dias saudáveis. Independentemente do dia, pergunte a si mesmo: ‘eu realmente quero comer isso?’”.

Dois ingredientes costumam levantar polêmica em relação aos malefícios à saúde: o sal e o açúcar.  Sobre esta questão importante para aumentar a longevidade do corredor, a nutricionista Kaleigh McMordie diz: “O sal é essencial para o corpo funcionar corretamente. O açúcar, não. Para manter suas ingestões de açúcar e sal sob controle, invista em fontes nutritivas de carboidratos, como grãos integrais, produtos lácteos e frutas”.

4Facilita a vida

Os nutricionistas podem ser conhecidos por dizer o que comer e o que não comer em determinados momentos, mas eles também são de muito ajuda quando não sabemos como seguir estas determinações.

A nutricionista Livia Hasegawa, colunista do site da Runner’s World Brasil, ensina a fazer um suco detox, dá a receita de uma “bola de energia pré-treino” além de uma sopa de abóbora com gengibre.

 

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