Conheça 3 grandes vilões escondidos no seu banheiro

Veja o que pode estar fazendo mal a sua saúde e como se livrar do problema

Veja o que pode estar fazendo mal a sua saúde e como se livrar do problema

Por Letícia Naísa e Victoria Joy
Você sabia que há toxinas presentes dentro da sua casa que podem interferir diretamente na qualidade da sua saúde? São os disruptores endócrinos químicos, toxinas que interferem na sua tireoide e nos hormônios, alterando as funções do corpo e potencialmente causando doenças crônicas, como diabetes e problemas no coração, quem conta isso é Barbara Demeneix, britânica autora do livro Toxic Cocktail (sem tradução no Brasil). A WH investiga o assunto e mostra para você alguns males que podem estar presente no seu banheiro e como e como expulsá-los de casa.

1Segredinho Sujo

Fique atenta ao banho – alguns cosméticos aparentemente inocentes contêm altos níveis de ftalato, um composto químico que altera o sistema endócrino, causando adiantamento da puberdade em jovens e alterações na tireoide. “Eles podem não aparecer nos rótulos se forem definidos pelas marcas como ‘segredo comercial’, o que acaba fazendo com que fiquemos carregados de toxinas na pele e no cabelo”, diz Joseph Pizzorno, médico britânico e autor do livro The Toxin Solution (sem tradução no Brasil, mas disponível em livrarias). Ele aconselha limitar o uso de sabonetes e produtos para banho a dois ou três por dia ou procurar alternativas naturais. E jogue fora aquela máscara facial de 1997 – alguns químicos se modificam após o vencimento e podem ser prejudiciais.

2Por trás da cortina

Quase tão mortal quanto a cena de Psicose, a sua cortina de plástico do chuveiro contém PVC (policloreto de polivinila), que torna o plástico mais maleável, mas também emite componentes tóxicos, inclusive ftalatos e chumbo. Claro, as doses são bem baixas, mas é melhor optar por um boxe de vidro ou, caso não dê certo, cortinas livres de PVC, como aquelas feitas de algodão.

3Um soco nos dentes

Na sua pasta de dentes e no enxaguante bucal, você pode encontrar o componente químico chamado triclosan (que também às vezes está presente em sabonetes) –, cuja estrutura é tão similar a um hormônio da tireoide que pode se ligar a ela e alterar todo o seu organismo. Para dentes brancos sem toxinas, não deixe de checar os rótulos dos produtos. Você está em busca de fluoretos sem triclosan.

COMPARTILHAR