Aqui está a melhor forma de superar um amor não correspondido para sempre

Por Lindsay Geller – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Seu coração pula quando a pessoa entra na sala. Você sente borboletas no estômago toda vez que manda um texto para ela. Tudo parece estar indo muito bem até que um dia, descobre que essa pessoa que você está apaixonada está em outra.

Às vezes é apenas uma paixão e você vai sair dessa rapidinho. Mas quando você se apaixona profundamente por alguém que não sente o mesmo, é um amor não correspondido – e isso pode ser esmagador.

De acordo com o professor de psicologia Gary W. Lewandowski Jr., dos Estados Unidos, um amor não correspondido pode assumir muitas formas. Alguns exemplos: ter uma queda por alguém não disponível ou por alguém próximo (aquele treinador bonito em sua academia), perseguir um amor após rejeição, desejar um amor antigo ou estar em um relacionamento não recíproco.

Leia mais

Autocompaixão: 7 dicas para cuidar mais de você
10 sinais de que você está em um relacionamento tóxico

Claro, superar essa dor é muito mais fácil na teoria do que na prática. Felizmente, essas dicas aprovadas por especialistas ajudarão você a seguir em frente – para sempre.

7 maneiras de superar um amor não correspondido para sempre

1. Corte o contato por 30 dias

Você conhece o sentimento caloroso e confuso quesurge quando sua paixão publica uma nova foto no Instagram ou envia mensagens de texto? Isso é dopamina – o neuroquímico do bem-estar associado a se apaixonar.

Quando o amor não é recíproco, no entanto, essa fonte de dopamina desaparece e o cérebro começa a passar pela abstinência.

“Para superar esses sintomas iniciais de abstinência, dê a si mesmo pelo menos 30 dias sem contato para começar. Depois, reavalie como você está se sentindo após esse mês”, orienta Samantha Burns, conselheira de saúde mental e coach em namoro, dos Estados Unidos. Sim, isso significa deixar de seguir e/ou bloqueá-lo nas mídias sociais também. Ela explica: isso vai te ajudar a resistir ao desejo de perseguir online e “liberar alguma energia mental” que você pode redirecionar para hábitos mais saudáveis.

2. Prepare-se para passar pelos estágios da tristeza

“As emoções e a dor de superar o amor não correspondido podem parecer muito semelhantes a romper um relacionamento”, diz Burns. De fato, seguir em frente a partir de uma situação de amor unilateral pode ser “especialmente doloroso porque você geralmente coloca sua paixão em um pedestal”. Além disso, diz ela, “lamentar a perda de um futuro que você imaginou em conjunto” pode doer tanto ou mais do que acabar com um relacionamento exclusivo e comprometido que não deu certo por razões concretas.

A profissional explica que você provavelmente passará por alguns, se não todos, estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Então, “dê a si mesma tempo para digerir e processar suas emoções”. “Uma pesquisa mostra que apenas o ato de se tornar consciente de suas emoções e rotulá-las pode ajudá-la a regular esses sentimentos intensos.”

O tempo necessário normalmente dependerá do quanto você esteve nesse amor não correspondido. Para aqueles de muitos anos, Burns estima que “você provavelmente precisará de pelo menos três meses para chegar a um lugar mais neutro”.

Mas “o tempo não é realmente a melhor medida” do processo de cura, segundo Lewandowski. “Pelo contrário, tem quase tudo a ver com o que acontece durante esse tempo”, explica ele.

3. Pare de “correr atrás dele” o tempo todo!

Agora é a hora de evitá-lo. Isso ajudará você a “estabelecer limites saudáveis e não se cercar constantemente de gatilhos”, de acordo com Burns.

Se sua paixão está em seu círculo social, Burns sugere fazer planos com diferentes grupos ou até mesmo novos amigos. “Se você trabalha com ele, evite a cafeteria ou refeitório onde costuma paquerar ou tentar chamar atenção dele”, acrescenta ela. Quando você tiver que interagir, mantenha o relacionamento “exclusivamente focado em problemas de trabalho” para não se enganar.

4. Diga que você precisa de espaço

Se sua paixão já sabe de seus sentimentos, você não tem mais nada a perder. Pode muito bem ser direta sobre o que quer e precisa do relacionamento (ou falta dele) daqui para frente. “Diga que você precisa de tempo e espaço para se curar e que voltará quando estiver pronta”, diz Burns. “Não deixe isso em debate, e não sinta a necessidade de justificar suas ações.” Você sabe o que precisa melhor do que ninguém, então confie em si mesma e peça por isso.

5. Reconheça o amor não correspondido pelo que é

Embora compartilhe algumas qualidades com amor recíproco, “não é tão intenso quanto o verdadeiro amor romântico”. Isso é uma boa notícia, ele diz, porque saber que há potencial para encontrar algo melhor pode ajudá-la a seguir.

6. Lembre-se porque você é incrível

“Não permita que esse amor faça você duvidar de si mesma ou do que merece num relacionamento”, aconselha Burns. “Lembre-se todos os dias de que você define seu próprio valor.”

Ela sugere substituir pensamentos negativos por uma afirmação positiva ou mantra, como “Eu sou digna de amor, valor e respeito, tanto de mim mesma quanto de um parceiro”. Se mantra não é seu estilo, você pode dar play na música “Party for One”, de Carly Rae Jepsen.

7. Converse com um profissional

Muitas pessoas podem sair dessa situação sem dificuldades. Mas para outras, pode não ser tão fácil assim. “Se você está lutando, o suporte profissional é sempre uma opção útil”, afirma Burns.

Lewandowski concorda e acrescenta que a terapia provavelmente seria benéfica para qualquer pessoa cujas “experiências associadas ao amor não correspondido sejam suficientemente severas e interfiram no dia a dia”.

Se você está muito deprimida para sair da cama de manhã, tem dificuldades para dormir devido à ansiedade, ou se seus amigos e familiares estão percebendo que algo está errado, provavelmente é hora de procurar ajuda profissional.

É claro que, se a terapia não couber no bolso, você pode tentar uma opção mais econômica, como um aplicativo.

Superar amor não correspondido não é fácil, mas é muito melhor do continuar na de quem não te merece. E quando a pessoa certa aparecer, você estará pronta!