Alimentação balanceada que desequilibra a mente? Mais ou menos por aí. Somos bombardeadas diariamente por um mar de informações acerca de tudo que diz respeito à nutrição. A cada dia uma nova descoberta, um novo alergênico, um novo cancerígeno, ou uma nova promessa de cura por meio da alimentação saudável. A verdade é que precisamos, de uma vez por todas, entender que a alimentação equilibrada começa na mente.

Existem pessoas que se alimentam bem para cumprir o projeto verão; outras porque acham que é cool; porque a amiga resolveu fazer dieta e ela decidiu fazer o mesmo; outras porque realmente entendem o que estão fazendo. E são essas últimas que geralmente perdurarão na vida saudável. Uma coisa que era para ser fácil tem sido vendida como algo mais complexo que a teoria da relatividade. Por isso as pessoas andam tão perdidas e comprando gato por lebre por aí.

A solução é simples: Equilibre a mente antes de equilibrar o corpo. Saiba por que você está mudando sua alimentação e sendo alguém mais saudável. Entenda o verdadeiro significado de equilíbrio e alimentação. Aprenda a digerir informações antes de digerir alimentos. Para que serve o carboidrato – será que ele é tão vilão assim? Para que serve a proteína? O que são as gorduras boas? O que as vitaminas fazem por mim? Não aceite tudo que te dizem como verdade absoluta. Os profissionais estão aí para serem consultados.

Se você teve tempo de ler tudo isso, também terá tempo de pesquisar (em fontes confiáveis) o básico sobre a nutrição, o que será um grande começo. Somente depois que sua mente entender para que serve a alimentação saudável, é que você vai entender porque está fazendo aquilo ou seguindo aquele caminho (e o quão importante aquilo será para sua vida). E tudo será bem mais fácil (e mais duradouro). Lembre-se: Assim como a chia, a batata doce e o suco verde, nosso corpo tem prazo de validade. Cuide bem dele. Saúde!

Bella Falconi é formada em Ciência da Nutrição, personal trainer certificada nos EUA e web influencer.

COMPARTILHAR