O vinagre de maçã realmente tem benefícios para a saúde?

Por Korin Miller – Women’s Health EUA

Benefícios do vinagre de maçã
Foto Shutterstock

Você já percebeu que as famosas são obcecadas por vinagre de maçã? Kourtney Kardashian bebe duas vezes por dia, Victoria Beckham consome duas colheres de sopa com o estômago vazio, Jennifer Aniston toma pela manhã e a modelo Miranda Kerr jura que ajuda a digestão .

Mas só porque as celebridades elogiam o ingrediente não significa que seja tudo verdade. Os benefícios do vinagre de maçã não são exatamente claros, mas há algumas coisas que você deve saber antes de comprá-lo.

1. Pode ajudar a controlar seu colesterol

“Algumas pessoas afirmam que o vinagre de maçã pode ajudar a diminuir o seu colesterol – e elas estão certas”, diz Sonya Angelone, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. Embora, novamente, a evidência seja meio escassa.

Um estudo com animais publicado no The British Journal of Nutrition descobriu que ratos que tinham ácido acético, o principal componente do vinagre, reduziram seu mau colesterol e aumentaram seu colesterol bom. Contudo, este foi um estudo de ratos, por isso é difícil dizer se o mesmo se aplica às pessoas.

2. O vinagre de maçã provavelmente não ajudará na perda de peso

Apesar de todas as alegações de que o vinagre é um elixir mágico para perder peso, não há nenhuma boa evidência para comprovar isso. E pílulas de vinagre de maçã não são melhores para perda de peso.

Leia mais

Tomar vinagre de maçã ajuda a desinchar o corpo?
Posso curar minha gripe com vinagre de maçã?

3. O vinagre pode ajudar a melhorar a digestão

“O ácido ajuda a quebrar a comida, então o vinagre de maçã pode auxiliar na digestão das pessoas com baixos níveis de ácido no estômago”, diz Sonya. Uma dica possível: adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã a um copo de água e beba com sua refeição.

4. Pode ajudar a gerenciar os níveis de açúcar no sangue

Algumas pesquisas mostram que os vinagres (não apenas de maçã) podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. “Isso pode ser porque melhora a sensibilidade à insulina, então as células absorvem glicose de forma mais eficiente e não perduram na corrente sanguínea”, diz Sonya. Mas, acrescenta ela, “isso não é uma licença para exagerar nos carboidratos se você tiver problemas de açúcar no sangue. Isso porque sua dieta geral é muito mais importante e deve incluir açúcares simples muito limitados”. Também vale ressaltar que esse foi um estudo super pequeno.

Julie Upton, nutricionista e co-fundadora do site de nutrição Appetite for Health, também observa que você deve consultar seu médico antes de adotar o vinagre de maçã se estiver tomando remédios para controlar o açúcar no sangue ou para ajudar com problemas cardíacos. Os ácidos do vinagre de maçã podem interagir com alguns medicamentos.

5. Não conte com isso para curar sua dor de garganta

Algumas pessoas afirmam que o vinagre de maçã pode ajudar a combater a dor de garganta, mas não é bem assim. O vinagre de maçã “tem boas bactérias que estimulam o sistema imunológico e ajudam nas alergias”, diz Ayesha Cheema, médica do Mercy Medical Center (EUA). Então, se você está propenso a ter dores de garganta sazonais, isso pode ajudar, embora provavelmente não tão bem quanto seguir uma boa higiene das mãos e tomar medicação antialérgica conforme prescrito pelo seu médico.

“Além disso, vinagre de maçã é realmente ácido e pode causar uma sensação de queimação na garganta”, diz Julie. “Idem se você tem doença do refluxo gastroesofágico”, completa.

6. Pode reduzir o risco de doença cardíaca

Triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue que pode aumentar o risco de doença cardíaca. E o ácido acético, o ingrediente ativo do vinagre de maçã, pode ajudar a diminuir os níveis de triglicérides, de acordo com um estudo de Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry.

7. Poderia manter sua pele e cabelos lindos

Suas propriedades antibacterianas tornam o vinagre de maçã útil no combate à acne – embora definitivamente você deva o diluir antes de aplicar na pele. Ele também pode ser usado em uma lavagem de cabelo para aumentar o brilho, pois elimina o produto acumulado e alisa a cutícula do cabelo. “Pode até ajudar no equilíbrio do pH do couro cabeludo e combater a caspa”, diz Ayesha.

Os benefícios podem não ser exclusivos do vinagre de maçã

“Os benefícios potenciais dele são mais prováveis devido ao fato de que ele é fermentado e menos pelo produto real”, diz Julie. “Você poderia esperar benefícios semelhantes para a saúde de qualquer tipo de fruta fermentada”, diz ela.

“Também é difícil dizer que o vinagre de maçã é realmente diferente de outros tipos”, diz Angelone. “O benefício dele é o ácido acético, o ácido primário que é encontrado em uma variedade de vinagres e kombuchas”, diz ela. Então, teoricamente, você poderia obter muitos desses benefícios com outros vinagres.

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere

“O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha. “Tenha em mente que não é mágica e não cura doenças, por isso não se empolgue”, completa. Além disso, tomar muito vinagre pode causar alguns efeitos colaterais ao longo do tempo, como danos ao esmalte dos dentes e azia.