Aqui está a razão pelo qual você deveria tomar matcha todos os dias

Por Marissa Gainsburg – Women’s Health EUA

Benefícios do matcha
Foto Shutterstock

Nos últimos anos, o matcha tornou-se uma bebida tão popular que é possível encontrar em quase qualquer cafeteria. E ao contrário da maioria das tendências alimentares, ele manteve seu status de bem-estar cult – o que significa que é hora de saber exatamente o que é o pó de matcha e seus benefícios.

Matcha faz parte da família do chá verde, mas é um membro único. Ao contrário das formas tradicionais de chá verde, onde você deixa as folhas de chá na água para criar a bebida, o matcha é o pó feito com as folhas de chá, apenas moídas. Por causa disso, quando você consome, está obtendo uma concentração maior dos nutrientes das folhas. Tradução: mais benefícios. Estes são algumas das vantagens do matcha que podem convencê-la a estocar o chá em casa!

9 benefícios do matcha

1. É carregado com antioxidantes

O chá verde contém um tipo de antioxidante chamado catequina, bem como outro grupo, os polifenóis. “Matcha em pó oferece uma megadose desses poderosos antioxidantes, que podem ajudar a reduzir os danos celulares e prevenir doenças crônicas”, diz Jenna Gorham, nutricionista do Jenna Gorham Nutrition Consulting (EUA).

Leia mais

Tendências do mercado orgânico apresentadas na Biofach 2019, na Alemanha
Saiba por que trocar o energético por chá verde

2. Você terá mais energia do que com outros chás

“Matcha em pó tem cerca de três vezes a quantidade de cafeína do que tipos alternativos de chás”, diz Gorham. Isso é o mesmo benefício energético – ou um pouco menos – de uma xícara de café (diferentes cafés têm diferentes níveis de cafeína).

3. Você não vai se sentir tão nervosa

“Matcha em pó contém L-theanine, um aminoácido que ajuda a reduzir o estresse”, diz Gorham. Um estudo de 2016 descobriu que tomar uma bebida rica em L-theanine pode ser extremamente eficaz para aqueles com alta ansiedade. “As pessoas dizem que quando bebem matcha têm um estado de alerta suave e não experimentam um ‘choque de cafeína’, o que poderia ter a ver com o componente L-theanine”, acrescenta.

4. Pode torná-la significativamente mais produtivo

Em um estudo de 2017 publicado na Food Research International, as pessoas que bebiam chá de matcha especificamente (e não apenas o velho chá verde!) experimentaram um aumento na atenção e na velocidade de processamento uma hora depois – provavelmente devido a uma trifecta de L-teanina, um polifenol importante chamado epigalocatequina galato (EGCG) e cafeína. Portanto, nos dias de trabalho mais movimentados, tomar um latte matcha pode ser o investimento perfeito.

5. Pode ajudar a prevenir o câncer

Embora não haja nenhuma pesquisa específica que comprove os benefícios anticancerígenos do próprio pó matcha, os cientistas vêm analisando o chá verde como uma categoria há anos. Estudo após estudo ligou o poderoso antioxidante EGCG à prevenção do câncer, especialmente dos tipos colorretais (mas também mama, próstata e pulmão). Aparentemente, o composto pode inibir o crescimento de células cancerígenas por indução de apoptose – a.k.a., matando células malignas.

6. Pode promover níveis saudáveis de colesterol

EGCG novamente ataca: uma revisão de estudos de 2016 concluiu que, graças a este composto, o consumo de chá verde pode resultar em uma redução séria do colesterol ruim (geralmente chamado de “LDL”). O LDL é o tipo de colesterol que leva a um acúmulo de ácidos graxos nas artérias, o que, segundo alguns especialistas, aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.

7. Pode fortalecer seus ossos

A maioria das pessoas não pensa em tomar medidas ativas para aumentar a força dos ossos, mas é importante para a sua forma física e mobilidade, especialmente à medida que você envelhece. O chá verde pode aumentar a densidade mineral óssea (por exemplo, a solidez dos ossos), diminuindo o risco de desenvolver osteoporose, de acordo com vários estudos. Não negligencie este benefício.

8. Pode deixar mais satisfeita do que uma xícara de café ou chá

O pó de matcha tem um sabor forte e terroso, por isso é mais frequentemente misturado e servido com leite. Por causa disso, a bebida tende a ser tão saciável quanto um café com leite. Mas observe que “algumas cafeterias e restaurantes podem usar uma mistura que contém açúcar e/ou leite em pó para equilibrar o sabor, o que o torna menos saudável do que o pó matcha direto”, diz Gorham. Pergunte no local se eles usam matcha em pó ou uma mistura pré-fabricada. Se for a segunda resposta, pergunte o que está nele. “Leites não lácteos podem ser adoçados também, então fique consciente de quanto açúcar você está consumindo, pois isso pode prejudicar seus benefícios”, acrescenta Gorham.

9. Funciona muito bem como um corante alimentar natural

Há algumas pesquisas sugerindo que corantes alimentares artificiais (você sabe, aqueles que você comeu quando criança) podem ser cancerígenos ou causar “reações de hipersensibilidade”. É por isso que quando há uma oportunidade de colorir alimentos usando fontes naturais, você deve aproveitar.