Afinal, feijão é saudável ou apenas uma bomba de sódio?

Por Marissa Miller – Women’s Health EUA

Benefícios do feijão
Foto Shutterstock

Vamos entrar em acordo sobre isso: feijão preto é um dos legumes mais versáteis. Ele se encaixa perfeitamente em uma tigela de burrito, faz uma base de hambúrguer vegetariano saboroso e destaca-se como o ingrediente estrela no chili vegetariano.

Claramente, feijão preto veio para ficar – mas quão saudável ele é?

Para começar, os feijões pretos são indiscutivelmente os legumes mais nutritivos que você pode comer. Suas peles – chamadas “casacos de sementes” – contêm poderosos antioxidantes, que têm sido associados a sinais reduzidos de envelhecimento e uma diminuição do risco de câncer, de acordo com Annessa Chumbley, nutricionista da Premier Protein (EUA). Além disso, uma pesquisa do Journal of Agricultural Food Chemistry identificou o feijão preto como tendo mais antioxidantes do que qualquer outro feijão.

Leia mais

Profissional responde: lentilha faz bem para a saúde?
Benefícios do amendoim: 4 motivos para adicioná-lo ao cardápio

Aqui está a informação nutricional para feijão preto (uma xícara):

227 calorias
15 g de proteína
1 g de gordura
15 g de fibra
41 g de carboidratos
0,5 g de açúcar
2 g de sódio

Feijão preto tem uma tonelada de benefícios para a saúde

1. Eles ajudam você a se sentir bem

“Eu considero feijão preto meu “super feijão”, diz Chumbley. “Em uma xícara, existem quinze gramas de proteína e quinze gramas de fibra. Essa combinação funciona para mantê-la mais cheia, por mais tempo.” Chumbley também observa que, devido ao seu alto teor de zinco, o feijão preto ajuda a metabolizar a gordura.

2. Eles controlam o açúcar no sangue

Se você está com uma dieta de baixo índice glicêmico, o feijão preto é o seu prato ideal. “Eles contêm amido resistente, que passa pelo intestino delgado em grande parte não digerido e ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam elevados.”

3. Eles combatem doença cardíaca

Feijão preto pode manter sua saúde do coração sob controle, diminuindo seu colesterol. “As quantidades elevadas de fibras solúveis encontradas nos feijões pretos mostraram ajudar a diminuir o colesterol LDL (ruim)”, diz ela. “Eu chamo fibra de vassoura do corpo, e ninguém quer uma casa empoeirada.”

Mas o feijão preto também tem algumas desvantagens

A maioria das pessoas pode comer feijão preto sem nenhum problema. “Mas se você tem síndrome do intestino irritável, pode ter gases ou inchaço por causa de seu alto nível de fibra”, diz Chumbley. Se esse for o caso, aumente o consumo lentamente ao longo do tempo.

“Da mesma forma, aquelas com hipertensão devem tomar cuidado com a variedade enlatada de feijão preto, já que eles podem ter alto teor de sódio”, diz ela. Enxágue bem os grãos da lata antes de comê-los ou compre uma variedade rotulada como “sódio reduzido”.

E quanto ao debate seco x enlatado?

Há algum medo no ar sobre os produtos enlatados, pois eles às vezes contêm conservantes e excesso de sódio. Mas quando se trata de feijão, não importa se você comprá-los em lata ou a granel. “O ponto importante é come-los”, diz ela.