6 benefícios da semente de linhaça que você precisa conhecer

Por Marissa Miller – Women’s Health EUA

Benefícios da semente de linhaça
Foto Shutterstock

Você também já notou que ela está em todos os lugares hoje em dia? Na aveia, nos muffins, até mesmo no seu cereal matinal! Sério, a linhaça é assim tão maravilhosa?

Segundo Amy Shapiro, fundadora da marca Real Nutrition, as sementes de linhaça são ótimas, sim, e devem entrar na sua dieta. A nossa sorte é que isso é muito fácil, já que elas são muito versáteis. “Você pode jogá-las em cereais, na aveia, por cima da salada, adicionar a coisas assadas, no lugar de ovos, colocar no smoothie, em sopas e até mesmo na água”.

Amy recomenda adicionar 1 colher de sopa à sua dieta diária, especialmente para os veganos e vegetarianos, já que estas pequenas notáveis contêm alguns nutrientes que podem ser difíceis de alcançar em dietas sem carne, incluindo os ômega-3 e proteínas.

Leia mais

5 truques para emagrecer rápido mesmo que você não tenha tempo
Aqui estão os 12 melhores alimentos para intestino preso

Importante saber: é melhor ingerir as sementes de linhaça amassadas do que inteiras. “Como sua casca é muito firme, ela passa por seu sistema digestório e você não receberá o benefício da gordura saudável”, explica a nutricionista norte-americana Desiree Nielsen. (Algo como aquele milho que não foi digerido. Desculpe pela imagem que, provavelmente, veio à sua cabeça agora)

Mas, voltando às sementes de linhaça: o que faz delas tão grandes entre as comidas saudáveis? Listamos para você.

6 benefícios da semente de linhaça

1. Dá um boost na cognição

“Elas têm muito ômega-3, ou seja, gordura saudável, e em uma fonte vegetariana, o que é importante para veganos ou indivíduos que não comem frutos do mar”, explica Amy Shapiro. “Esse tipo de gordura ajuda a proteger o cérebro”.

2. Ajuda você a fazer cocô

“Elas são uma fantástica fonte de fibras, o que significa que manterão sua dieta regulada, expulsando toxinas e gorduras excessivas do corpo”, conta Amy. “Elas contêm tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis, mantendo a microbiota intestinal em equilíbrio saudável.”

3. Vai te deixar mais saciada

“Ela é uma ótima fonte de proteína e vai deixar você saciada por mais tempo”, explica Amy. Na verdade, uma colher de sopa delas contêm 2 gramas de proteína. E, combinada com todas as fibras, vai manter você muito saciada. Dica: Misture 1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas com três colheres de sopa de água para substituir um ovo em qualquer receita que vá ao forno.

4. Reduz o colesterol…

“De 20 a 40% das fibras da linhaça são solúveis, o que forma um gel no aparelho digestório e mantém o colesterol longe da circulação”, diz Desiree.
E, para a sua informação, nem todo o colesterol é ruim: a linhaça auxilia a melhorar o tipo que você precisa e manda para longe o que você não precisa ter no organismo”, fala Amy.

5. …e protege o coração

Um estudo publicado no periódico internacional Hypertension descobriu que ingerir ácido linoleico diariamente está associado a uma pressão sanguínea sistólica mais baixa, assim como uma redução no risco de hipertensão. Desiree recomenda que mulheres consumam pelo menos 1.1 gramas de ácido linoléico por dia. “Uma colher de sopa de linhaça moída pode dar o dobro disso”.

6. Linhaça auxilia na perda de peso

Não há solução mágica para a perda de peso, como você bem sabe. Mas as sementes de linhaça podem ajudar no processo. “As fibras, que mantém os níveis de glicose balanceados, mandam a fome embora, auxiliando na perda de peso”, revela Amy. “Fibras mantêm você saciada. Quanto mais saciada, menos frequentemente você come.”