Benefícios da atividade física e suplementação para a artrose

Benefícios da atividade física e suplementação para a osteoartrite
Foto Shutterstock

A osteoartrite ou osteoartrose (OA) é um processo no qual ocorre a perda gradual da cartilagem das articulações. Com várias etiologias, desde o envelhecimento fisiológico, traumatismos, fatores genéticos e/ou hereditários ou alguma doença, como a artrite reumatoide, é uma situação que pode afetar qualquer articulação, sendo as mais comuns: mãos, joelhos, quadris e coluna. Geralmente, os sintomas incluem dor, rigidez, perda de movimento, derrame e deformidade, na articulação afetada.

A prevenção da OA é uma das alternativas mais eficazes de combate deste processo e tem como principal propósito aumentar ao máximo a vida útil da cartilagem articular,evitando, assim, suas consequências. Neste sentido, exercícios físicos e suplementos são dois grandes aliados que podem colaborar com esta prevenção.

Osteoartrite e exercício físico

O exercício físico sabidamente pode trazer benefícios para os indivíduos que apresentam OA. Entretanto, muitos pacientes não se exercitam por causa da dor, fraqueza ou simplesmente pelo fato da articulação estar inchada. Isso pode causar uma perda ainda maior da movimentação e aumento da rigidez articular. Ambos os fatores podem levar à piora da dor e aumentando o risco de progressão da doença.

Para auxiliar a adesão e motivação a um programa de atividade física regular e experimentar seus benefícios, seguem algumas dicas de Samir salim Daher, doutor especializado em Medicina do Esporte, de São Paulo:

– Inicie uma dieta alimentar simples, pois diminuir o peso alivia a sobrecarga articular;

– Para iniciar um programa de atividade física, planeje metas que possam ser atingidas. Com a melhora da condição física, você poder ir revisando seus objetivos;

– Entenda a importância da atividade física e quais objetivos quer atingir. Isso manterá sua motivação;

– Faça atividade física com outras pessoas que também estão se exercitando. Você acaba assumindo um compromisso com elas e isso se torna um fator de motivação extra;

– Procure o acompanhamento de um profissional da saúde e um personal trainer. Eles te ajudarão a aumentar sua disposição para praticar atividades físicas. Além disso, você estará realizando treinos corretos e com baixo risco a sua saúde.

Osteoartrite e a suplementação

A utilização de suplementos alimentares também pode auxiliar na preservação da cartilagem articular de pacientes com osteoartrite. Dentre estes suplementos, destacam-se os colágenos, em especial o UC-II®, o colágeno tipo 2 não hidrolisado.

O UC-II® é uma proteína que compõe a cartilagem articular, representando 80-90% do colágeno presente neste tecido. Esta molécula é extraída por meio de uma tecnologia patenteada que garante a atividade biológica do colágeno e, consequentemente, sua ação benéfica sobre a cartilagem.

Ao ser ingerido, oUC-II® parece apresentar efeito anti-inflamatório e imunomodulador, podendo favorecer, desta forma, a redução do processo inflamatório relacionado à osteoartrite e a manutenção da integridade da cartilagem articular.

A eficácia do UC-II®foi comprovada em pesquisas. Um estudo publicado no periódico científico NutritionJournal mostrou que, após 180 dias de uso das cápsulas, a funcionalidade do joelho melhorou e a dor e a rigidez articular foram reduzidas de forma mais eficaz, se comparadas ao tratamento com sulfato de glicosamina/condroitina ou ao uso de placebo.

Os benefícios têm despertado a atenção de médicos e pacientes, em busca de opções de tratamento capazes de minimizar os sintomas e as consequências da osteoartrite.