Antioxidantes: a chave para a longevidade

Envelhecer mais forte, bonita, saudável e feliz. Parece ótimo e, graças aos avanços nos nutracêuticos, esse futuro está cada vez mais próximo.

Shutterstock

Dizem por aí que nada que é radical é bom. No caso dos radicais livres, a afirmação está certíssima: eles são agentes oxidantes que atrapalham o funcionamento das células, danificando nosso DNA e organismo em geral. Eles são tão danados que podem tanto “invadir” quanto se formar no organismo humano.

E veja bem: o simples ato de respirar tem a formação de radicais livres como efeito colateral. Mas também há outras causas, como uso de medicamentos, radiação ultravioleta, poluição, estresse, alimentação inadequada…

Quando os radicais livres começam a se acumular em nossos lindos corpinhos, temos o estresse oxidativo. Por causa dele, inflamações, doenças crônicas e processos degenerativos disparam.

Quer exemplos? Celulite, diabetes, obesidade, hipertensão, rugas, aterosclerose, Parkinson e Alzheimer – todos eles são agravados pelo estresse oxidativo.

Mas calma, assim como tem um monte de coisa que ajuda os radicais livres a fazerem seus malefícios, também existem substâncias do bem, capazes de combatê-los, promovendo a nossa longevidade, saúde e bem-estar!

1Uma salva de palmas para os antioxidantes!

O nome já diz tudo, né? E uma boa notícia: nossas células naturalmente possuem mecanismos de defesa contra os radicais livres – entre eles, as enzimas oxirredutoras (sim, exatamente, aquelas que reduzem a oxidação) que evitam tanto que os radicais livres entrem, quanto se formem no organismo.

Quer mais uma boa notícia? Você pode ajudá-las a trabalhar adotando escolhas conscientes:

  • Estude, junto a sua/seu nutricionista, como construir cardápios ricos em elementos antioxidantes
  • Consulte seu dermatologista sobre as melhores estratégias para manter o estresse oxidativo provocado pelos raios UV bem longe (peça um protetor solar manipulado poderoso!).

Mas a melhor dica que eu, como farmacêutica, posso te dar, é:

  • Fale com seu farmacêutico. Ele conhece ativos que trazem as propriedades antioxidantes dos alimentos hiperconcentradas e otimizadas para absorção pelo organismo, fazendo com que você ganhe vantagem na corrida contra o estresse oxidativo.

2Conheça o mais poderoso dos antioxidantes

Vou contar agora uma história que vai mudar a sua vida: lá na França, um produtor de Melões Cantaloupe estava em busca de uma versão da fruta que demorasse mais para apodrecer. Ele acabou criando uma espécie única de melão, que levava muito mais tempo para ficar murcha e escurecida. Isso chamou a atenção de um laboratório, que produziu um ativo 100% natural a partir dele.

Aí, descobriram que esse ativo possuía uma concentração poderosíssima de antioxidantes primários e secundários. E mais: que ele é o único ativo no planeta que traz altas concentrações de antioxidantes primários.

Eu explico. O antioxidante secundário combate a oxidação que invade o organismo, já o primário não deixa ela nem entrar. Ou seja: encontraram uma forma de blindar o corpo humano contra o estresse oxidativo.

Os primeiros testes foram contra a celulite e ficou comprovado que esse ativo é o único de uso oral que ajuda a detonar os furinhos indesejados – isso porque eles são inflamações agravadas pela oxidação.

Mas os cientistas foram além e descobriram, com testes rigorosos, que é possível produzir receitas manipuladas para diversos outros problemas com esse ativo:

  • Alívio do estresse e cansaço, melhora da qualidade do sono, aumento da motivação e cognição.
  • Recuperação física otimizada para quem pratica esportes
  • Proteção UV potencializada, diminuindo as inflamações causadas pelos raios solares
  • Prevenção do cabelo branco

Quer mais?

É um ativo tão fantástico que se eu pudesse te dar apenas um conselho nessa vida, não seria o velho “use protetor solar”; seria “peça sua fórmula manipulada com Dimpless”, que é o nome comercial dele. Se interessou? 

Então lembre-se: ele está disponível apenas em Farmácias de Manipulação, onde você pode pedir uma fórmula específica para os seus objetivos de saúde, beleza e bem-estar.

Cláudia Coral é farmacêutica e vice-presidente da Galena. Há três décadas ela busca ativos inovadores para dermocosméticos e nutracêuticos que irão compor fórmulas manipuladas personalizadas para homens e mulheres.

COMPARTILHAR