9 razões pelas quais você fica inchada de repente

Por Macaela MacKenzie and Sarah Bradley – Women’s Health EUA

9 razões pelas quais você fica inchada de repente
Foto Shutterstock

O inchaço não é apenas um inconveniente que impede que você vista seu jeans favorito para uma balada – ele também pode ser super desconfortável. Às vezes, você sabe exatamente a causa desse problema – como aquele jantar enorme que você acabou de fazer. Mas outras vezes, contudo, a causa do inchaço não é tão clara.

“Acontece que há muitas razões pelas quais você pode se sentir inchada de repente”, diz Natalie Allen, instrutora de ciências biomédicas na Missouri State University (EUA). Aqui estão alguns dos culpados mais prováveis em sua batalha do inchaço.

9 razões pelas quais você fica inchada de repente

1. Você acabou de tomar bebidas com gás

“Essa é óbvia: a carbonatação da água com gás, refrigerante e champanhe vai encher seu estômago de bolhas de ar e deixá-lo inchado”, aponta Allen. Para evitar esse problema, beba água natural – e, se você realmente gosta de refrigerante, não beba rápido demais e tome com moderação.

2. Você usou um canudo

“Você engole mais ar quando bebe através de um canudo”, explica Allen. Esse ar vai direto para o estômago, portanto tire o acessório e beba diretamente do copo.

3. Você comeu uma salada de couve no almoço

“Ela é muito nutritiva e uma ótima opção alimentar, mas está na família de vegetais crucíferos, então pode causar inchaço”, aponta a profissional.

Leia mais

Saiba por que você tem vontade de soltar gases no treino
É normal soltar muitos gases por dia?

Ela também contém muita fibra e um açúcar chamado rafinose, que seu estômago pode ter dificuldade de digerir. De acordo com Allen, uma boa regra para alimentos ricos em fibras é beber muita água para ajudar no processo de digestão e evitar o inchaço.

4. Você pediu uma porção de batatas fritas

“Alimentos ricos em gordura, como batatas fritas podem causar inchaço, demorando mais para digerir”, diz Allen. O sódio em fritas, que pode fazer você reter água, também não lhe favorece. Allen recomenda pular as batatas fritas quando você está comendo fora e assá-las em casa, para que você possa controlar a quantidade de gordura e o sal.

5. Você mastigou chiclete

“Assim como beber de canudo, o chiclete pode fazer com que você ingira mais ar”, aponta a profissional. Adivinha onde todo esse ar acaba? Sim, no seu estômago. Além disso, a goma contém alcoóis de açúcar (como xilitol e sorbitol) que podem fazer você se sentir inchada também.

6. Você comeu uma maçã

Se você não está acostumada a consumir muita fibra, até a maçã pode deixá-la inchada. Isso não quer dizer que você precisa excluir a fruta do cardápio. Ela é uma opção de lanche deliciosa! Mas comer mais fibras regularmente deve ajudar a diminuir a quantidade de inchaço ao longo do tempo.

7. Você colocou muito feijão no prato

A má notícia: a alta quantidade de fibra nos grãos faz com que eles sejam uma das principais causas de inchaço e gases. Mas a boa notícia é que não tem que ser assim. “Ao comer uma porção de feijão por dia, o corpo vai se adaptar e aprende a digeri-lo”, diz Allen. Além disso, os feijões são repletos de proteína, então não há realmente nenhuma razão para você parar de comê-los todos os dias.

8. Você comeu rápido demais.

Eu sei – você só recebe 30 minutos para o almoço (em um bom dia) e precisa fazer algumas ligações telefônicas pessoais e ir até a farmácia antes do intervalo terminar. Comer um almoço sem pressa não é uma prioridade. Mas apressando-se por ele vai fazer você inalar muito mais ar e prejudicar sua digestão também, diz Allen. “Mastigue bem a comida e leve pelo menos 20 minutos para comer”, ela recomenda.

9. Você comeu antes de se exercitar

Problemas de estômago depois de um treino são muitas vezes relacionados com o que você comeu antes de ir à academia. “O fluxo de sangue se move do trato digestivo para os músculos durante o exercício, o que poderia prejudicar a digestão”, explica Allen. Mantenha seus lanches pré-treino leves e simples. Meia banana ou uma mini barra de proteínas, por exemplo, podem ser boas opções. Assim, seu estômago não tem que fazer “horas extras” durante sua aula de bike.