Sol forte, pele bronzeada, praia, um corpo esbelto e saudável. Essa é a imagem que vêm à cabeça quando o assunto é verão. A verdade, porém, é que para garantir um corpo e uma pele saudáveis na estação mais quente do ano, não bastam promessas – é preciso se preparar desde já.

A pele é um importante órgão, composto principalmente de água – mais de 60% –, e cuja função mais nobre é proteger o organismo contra a desidratação e os danos causados pela radiação solar. E prepará-la para o verão, mantendo-a íntegra e com uma ótima aparência, exige medidas que devem se tornar rotina. Confira a seguir algumas dicas essenciais para quem gosta de aproveitar o sol danificar a cútis:

Coma chocolate com 70% de cacau diariamente. Isso mesmo, o chocolate amargo é excelente para a pele. Rico em polifenol, um potente antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, o cacau hidrata a pele de dentro para fora, combate rugas e ainda protege a epiderme dos malefícios da radiação solar. Mas atenção, para receber esses benefícios é preciso consumir diariamente ao menos 20 gramas de chocolate com 70% de cacau. Vale lembrar que as barras comuns são ricas em açúcar e manteiga e não trazem as mesmas vantagens.

Beba chá branco todos os dias. Duas a três xícaras diárias de chá branco – um tipo de chá verde com mais antioxidantes – é capaz de proteger o colágeno da pele e evitar os danos causados pelos raios solares. Isso porque ele também é rico em polifenóis, antioxidantes que neutralizam os radicais livres gerados pelo sol. Adquira o hábito de nunca sair de casa sem levar com você alguns sachês da bebida, que pode ser preparada em 5 minutos. A atenção fica para o fato de que o que vale é o chá branco preparado na hora. Evite aqueles que já vêm prontos, pois neste caso a maior parte dos polifenóis pode ter sido perdida.

Aumente a ingestão de água mineral natural. Ela é obtida de fontes naturais que vêm da terra e, portanto, é riquíssima em sais minerais benéficos para a saúde da pele e do corpo. Beber ao menos 3 litros de água mineral por dia garante toda a hidratação que a pele precisa e ainda repõe preciosos sais que equilibram o corpo e a pele.

Comece a reduzir as medidas com cremes à base de cafeína. Essa substância não apenas queima gordura, como também reduz a celulite. Novos estudos revelaram que a cafeína, muito encontrada em cremes redutores, também possui ação antioxidante capaz de evitar o envelhecimento precoce da pele, além, é claro, de reduzir medidas da cintura, dos quadris e do bumbum.

Esfolie ao menos uma vez por semana. Outra medida para deixar a pele mais forte e resistente é adotar a rotina de esfoliação semanal. O uso de um bom creme esfoliante no corpo e no rosto ajuda a acelerar o processo de renovação celular, mantendo a pele estruturalmente mais jovem e mais forte, e capaz de se proteger dos malefícios do sol e do calor. Fique atenta, porém, para o tipo de esfoliação e a força que faz ao aplicar o produto. A esfoliação nunca deve agredir a pele nem deixá-la excessivamente avermelhada. Se isso acontecer, é sinal de que exagerou na dose.

Aposte na manteiga de karité. Ter a pele 100% hidratada no auge do verão não é tarefa fácil e requer o uso dos melhores ingredientes hidratantes. Eu sempre recomendo aqueles à base de manteiga de karité, que além de não ser gordurosa, é capaz de formar uma barreira protetora sobre a pele, impedindo que a água se evapore até nos dias mais quentes. Além disso, e por se tratar de um produto totalmente natural, a manteiga de karité ainda contém agentes que ajudam a proteger a pele contra os raios solares e é rica em vitamina E.

Use o filtro solar desde já! Ou desde sempre, né? Afinal, não existe um único dia em que não devamos manter a pele protegida com um bom filtro solar. Além de filtrar as radiações UVA e UVB emitidas pelo sol, o produto ainda ajuda a evitar rugas, linhas de expressão, manchas escuras e brancas na pele e a temida flacidez. Na hora de escolher, prefira aqueles com FPS igual ou maior que 30, que já conseguem filtrar cerca de 96% de todos os raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Exército à mesa
Imprima a lista para sua próxima compra no mercado virar um verdadeiro arsenal de preparação contra o sol.

Azeite de oliva: contém 14 dos polifenóis mais potentes que existem, que protegem a pele dos raios solares.

Amêndoas: rica em vitamina E, uma verdadeira blindagem solar. Possui ainda antioxidantes que auxiliam na proteção das células.

Cenoura e mamão: fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A, ótimo para impedir os danos do sol. Têm ainda ação clareadora (adeus, manchas).

Semente de linhaça: fonte de ácidos graxos ômega-3, excelentes para manter a pele hidratada e minimizar manchas.

Espinafre: contém ácido fólico, que previne o envelhecimento precoce, rugas e acne.

Tomate: quando aquecido, libera licopeno, antioxidante que ajuda a combater os danos do sol.

Açaí: com polifenóis extremamente potentes, inibe o envelhecimento precoce e formação de rugas e manchas.

Castanha do Pará: o selênio preserva a elastina, uma proteína com a missão de deixar a pele firme e lisinha.

 

maurizio-editado-compMaurizio Pupo é farmacêutico, pesquisador e professor em Cosmetologia. Nascido em Calci, na Itália, é autor de vários livros na área cosmética. Seu trabalho se destaca na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Dermocosméticos, sendo reconhecido como um dos maiores especialistas da área. Desde 2006 é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ADA TINA Italy.

COMPARTILHAR