5 receitas com apenas 5 alimentos como base

Quinoa, iogurte grego e salsa são alguns dos ingredientes protagonistas (e cheios de nutrientes) do cardápio

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Por Keri Glassman

Quinoa

Diferente do que acham, não é um grão, mas uma semente. Porém ainda é cheia de fibras, proteínas e micronutrientes que combatem a obesidade.

Salsa

Adiciona sabor com apenas 22 calorias por xícara e contém quercetina, um antioxidante que ajuda a combater a formação de células de gordura.

Iogurte grego

Está lotado de probióticos que ajudam na digestão. Um estudo da Harvard University (EUA) o nomeou a melhor comida para diminuir o Índice de Massa Corporal (IMC).

Ruibarbo

A planta tem catequinas, composto que acelera o metabolismo, e metade da dose diária recomendada de potássio.

Pistache

Em um estudo, pessoas que obtiveram 20% das calorias diárias desse fruto perderam até 2,5 cm de cintura em seis meses.

Café da manhã: Quinoa cremosa com ruibarbo

Mith Mandel / Bret Kurzweil

Adicione ½ xíc. (chá) de leite de amêndoa e ¼ de xíc. (chá) de água a ¼ de xíc. (chá) de quinoa e cozinhe até que fiquem macias, por cerca de 15 minutos. Jogue ½ xíc. de ruibarbo picado, 2 col. (sopa) de suco de laranja, 1 col. (sopa) de mel e ¼ de col. (chá) de cardamomo em uma frigideira e mexa até o ruibarbo amolecer, por cerca de 5 minutos. Misture com a quinoa.

Almoço: tabule de quinoa

Mith Mandel / Bret Kurzweil

Pique uma laranja e remova a casca. Em uma tigela, jogue 2 col. (chá) de suco de laranja com 1 col. (sopa) de azeite, 1 col. (sopa) de cebolas picadas, ¼ de col. (chá) de sal e ¼ de col. (chá) de pimenta do reino. Jogue ¾ de xíc. de quinoa cozida e resfriada, ½ xíc. de salsa picada, ½ xíc. de tomate cereja cortado ao meio e a laranja picada e misture.

Lanche: crostini com pesto de pistache e salsa

Mith Mandel / Bret Kurzweil

Em um processador, combine 2 col. (sopa) de pistache assado, 2/3 de xíc. de salsa e ½ cebola e bata. Ainda com o processador ligado, adicione vagarosamente 1 col. (sopa) de azeite e 1 col. (chá) de laranja. Misture com 1 col. (sopa) de iogurte grego. Passe a mistura em duas fatias de pão baguete tostadas.

Jantar: frango assado com ruibarbo

Mith Mandel / Bret Kurzweil

Preaqueça o forno a 200º C. Em uma travessa para assar, jogue 1 xíc. de ruibarbo picado e 1 chalota pequena picada, 1 col. (chá) de azeite, 1/3 de col. (chá) de sal e 1/8 de col. (chá) de pimenta do reino. Misture. Passe ¼ de col. (chá) de azeite em uma coxa de frango e coloque por cima da mistura de ruibarbo. Asse por 25 a 30 minutos. Remova e fatie o frango. Junte ¼ de xícara de salsa com a mistura de ruibarbo e jogue por cima. Sirva com ½ xíc. de quinoa cozida e misturada a 1 col. (chá) de suco de laranja.

Sobremesa: frozen iogurte de pistache

Mith Mandel / Bret Kurzweil

Em um liquidificador, misture 2 col. (sopa) de pistache até que vire uma pasta. Adicione 1/3 de xíc. de iogurte grego, ½ banana congelada, ¼ de abacate, 2 col. (sopa) de salsa e 1 col. (chá) de mel. Bata até que fique homogêneo. Congele por 2 horas antes de servir com pistache picado por cima.

Dica: congelar o iogurte não afeta os probióticos presentes

Tenha em mãos

Leite de amêndoas

Laranjas

Mel

Cardamomo moído

Chalotas

Tomates-cereja

Pão baguete integral

Coxa de frango desossada sem pele

Banana

Abacate

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