Ele é mais conhecido por seu uso na culinária, mas o alecrim também tem suas vantagens se usado na aromaterapia. O óleo essencial dessa planta fortalece o sistema circulatório, dá o suporte para maior penetração de outros óleos na área da aplicação, sendo muito interessante nos tratamentos da celulite e da gordura localizada. Quer saber mais sobre os seus benefícios? Separei cinco deles:

Melhora a circulação

O óleo essencial de alecrim atua sobre o sistema circulatório, os músculos e as articulações, estimulando a oxigenação no local da aplicação e fortalecendo a musculatura e a pele. A aplicação em banhos também favorece todo o sistema circulatório e é recomendada em horários matinais, principalmente para as pessoas que sofrem de problemas circulatórios na região das mãos e dos pés.

Fortalece o sistema capilar

Nos tratamentos capilares, o óleo de alecrim dá força, ajuda a limpar o bulbo e a melhorar a circulação periférica no local. Para aplicá-lo, dilua-o em óleo vegetal de abacate ou de jojoba.

Evita a flacidez facial e corporal

Nos tratamentos faciais, é um óleo mais ligado a drenagens linfáticas e flacidez, para cujo tratamento ele pode ser diluído em óleo de jojoba, de rosa mosqueta ou de abacate, nunca ultrapassando 1 gota por aplicação facial.

No corpo, vai muito bem com todos os tratamentos relacionados à flacidez, gordura localizada, massagem modeladora, massagem esportiva, recuperação de atrofias e enfermidades físicas ou respiratórias. Nas pernas e nos pés, ativa a circulação, tonifica a região e desintoxica, aliviando o inchaço e a gota.

Ajuda na concentração

Seu aroma combina com ambientes de trabalho, estudo e concentração. Pessoas doentes ou entristecidas recebem o alecrim muito bem, alterando rapidamente o quadro emocional.

Ajuda na autoconfiança

Em tratamentos holísticos, o óleo essencial de alecrim deve ser visto como um óleo transformador, que ajuda na tomada de decisões, que dá dinâmica ao dia a dia e estrutura a opinião própria. Na área emocional, ele busca o vencedor dentro da pessoa – é um óleo para aumentar a autoconfiança, a firmeza e a segurança, e para dar energia e foco.

Contraindicações: Ele não deve ser usado por pessoas com pressão alta e para crianças pequenas. É bom lembrar também que o óleo essencial de alecrim deve ser utilizado de  preferência no período diurno.

Na próxima coluna, vamos falar sobre o óleo essencial de cedro, para dar força aos cabelos.

 


Fernando Amaral é osmólogo, especialista em plantas aromáticas e óleos essenciais. É CEO da empresa que fundou, a World’s Natural Fragrances (WNF).

  • Cyntia Dutra Menezes

    Olá, Fernando! Gostei do artigo, mas fiquei em dúvida. Esses benefícios se estendem a todos os tipos de alecrim? Valem tanto para o alecrim cânfora, quanto o cineol, o verbenona…?