Descubra novas maneiras de utilizar o mel no cardápio

Ele tem sabor marcante e rico valor nutricional de sobre. Que tal experimentar novas receitas com esse ingrediente natural?

Sam Kaplan

por Juliana Vaz e  Marygrace Taylor Fotos Sam Kaplan

Com o seu sabor marcante e rico valor nutricional (Probióticos? Sim. Anti-inflamatório? Sim), o mel deveria ser muito mais que um simples substituto do açúcar. 

Quadradinhos de coco e kiwi salpicadas com mel

Sam Kaplan

Em um processador, bata 1 ½ xíc. de nozes e 1 xíc. de tâmaras picadas, até que se tornem uma mistura homogênea. Deposite a massa em uma travessa pequena de fundo removível (ou forrada com papel-manteiga) de maneira que cubra a base e as laterais. Limpe o processador e despeje 1 xíc. de castanhas-de-caju hidratadas em água por 8 horas, 1 xíc. de leite de coco, 2 col. (sopa) de mel, 3 col. (sopa) de óleo de coco derretido, 2 col. (chá) de essência de baunilha e ¼ col. (chá) de sal. Bata até que fique homogênea e coloque por cima da massa na travessa. Jogue coco ralado sem açúcar por cima e finas fatias de kiwi. Envolva em plástico filme e leve à geladeira por 2 horas. Um pouco antes de servir, finalize passando 1 col. (sopa) de mel em fio por cima e corte em quadrados.

rende 24 unidades Por porção (1 quadrado): 240 cal., 14g gord. (7g sat.), 31g carb., 26g açúcar,
25 mg sódio, 3g fibra, 3g proteína, 25 mg sódio, 3g fibra, 3g proteína

Drinque de hortelã e mel

Sam Kaplan

Em um copo específico (com o fundo mais resistente), amasse com um socador: 1 col. (chá) de mel, 10 folhas de hortelã e 1 col. (chá) de água. Deixe descansar por 5 minutos e então acrescente ¼ de gelo triturado. Cubra com 60 ml de uísque (ou chá gelado sem açúcar) e água com gás. Sirva enquanto estiver gelado.

Rende 1 porção Por porção: 150 cal., 0g gord., 6g carb., 6g açúcar, 10 mg sódio, 0g fibra, 0g proteína

Vieiras glaceadas com mel

Misture 1 ½ col. (sopa) de mel, de shoyu e de vinagre de arroz com 1 col. (sopa) de óleo de gergelim e 1 dente de alho picado. Aqueça 2 col. (sopa) de óleo de canola em uma frigideira grande em fogo médio a alto. Adicione 450g de vieiras frescas e delicadamente secas no óleo. Espere até que estejam douradas e translúcidas, cozinhando por cerca de 3 minutos de cada lado. Diminua o fogo, despeje o molho e aguarde de 1 a 2 minutos até engrossar. Finalize com cebolinhas picadas e 1 col. (sopa) de sementes de gergelim.

Rende 4 porções Por porção: 190 cal., 9g gord. (1g sat.), 12g carb.,7g açúcar, 650 mg sódio, 0g fibra, 14g prot.  

Destaque a versatilidade: O mel não serve só para as sobremesas. Basta um toque para equilibrar pratos apimentados ou contrapor a acidez. Quando aquecido (não acima de 40°C), seu açúcar carameliza e dá mais sabor a carnes e frutos do mar.

Qual mel devo comprar?

O uso inadequado de antibióticos em abelhas contamina o mel, segundo Kátia Paula Aleixo, bióloga, mestre em entomologia e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). A versão orgânica é produzida a partir de floradas isentas de adicionais químicos e biológicos indesejáveis. Procure pelo selo “orgânico” na embalagem. 

Outro ponto para se manter em vista é a pureza do produto, já que alguns produtores adicionam xarope de glicose ou frutose no produto. “E não confie nos que ficam expostos muito tempo ao sol ou em vidros reutilizados, já que esses perdem os nutrientes”, explica Kátia.

COMPARTILHAR